Banner casa de noti%cc%81cias

ESPORTES

MEIA MARATONA DE TOLEDO: Brasileiros se destacam em todas as categorias

Nem chuva, nem sol. O dia começou nublado na cidade de Toledo neste domingo (24) para a 9ª Meia Maratona Rotary – Unimed. No total foram mais de três mil participantes entre as categorias Maratoninha – crianças e adolescentes de até 15 anos – Caminhada da Saúde, cadeirantes e deficientes visuais, a Corrida Rústica de seis quilômetros e a Meia Maratona com 21 quilômetros e 100 metros.
Nas duas principais categorias, Meia Maratona e Corrida Rústica, tanto para o feminino quanto masculino, os brasileiros se destacaram. A única categoria onde um queniano foi vencedor foi na Rústica.

24/10/2010 - 13:47


As largadas aconteceram por volta das 8h30 e às 10h30 já havia resultado dos vencedores de todas as categorias. Na Meia Maratona, o vencedor masculino foi conhecido uma hora e cinco minutos após a largada enquanto que a feminina chegou por volta de uma hora e quinze minutos (veja abaixo tabela dos vencedores).
Ao todo foram distribuídos cerca de R$ 28 mil em prêmios num dos maiores eventos desportivos do interior do estado.
Similar aos anos anteriores houve a presença de corredores de diversos estados e atletas internacionais, como quenianos e paraguaios.

Comemorações

Entre as chegadas mais festejadas, destaque para o lixeiro, Adriano Bastos Meneses, de Rolândia no Paraná. Com uma realidade não muito diferente de outros corredores de destaque, com o dinheiro da segunda colocação ele vai assegurar sua participação em outras competições. Mesmo com dores musculares e gripado, Adriano fez um dos melhores tempos e não conteve a emoção ao cruzar a linha de chegada. “Eu sabia que seria muito difícil ficar em primeiro lugar porque estou doente, mas dei o melhor de mim e fiquei feliz com o resultado”, avaliou.
O primeiro lugar na categoria ficou com o gaúcho, Claudir Rodrigues, que nos anos anteriores conquistou o pódio, mas sempre na segunda ou terceira colocação. “Este ano foi diferente, deixamos os quenianos para trás e saio daqui para me preparar para a Meia Maratona de Curitiba no próximo mês”, afirmou.
Na categoria Rústica o primeiro lugar ficou com o queniano, Jacob Kipleting Kendagor,
Entre as mulheres, a Meia Maratona foi alcançada pela londrinense, Luzia de Souza Pinto. A atleta corre há alguns anos e não possui patrocínio. “Essa vida de atleta é muito difícil e o meu salário sai destas competições”.
Já a primeira colocada na categoria Rústica, Irene Vieira, iniciou sua maratona há alguns dias. Ela viajou de ônibus 48 horas de Novo Progresso no Pará até Toledo somente para competir. “Sou do Paraná e nos últimos anos volto só para correr (...) achei o clima aqui excelente porque no Pará faz muito calor, treinei nos últimos dias num calor intenso e acho que isso ajudou um pouco. Fiquei muito satisfeita com o resultado alcançado”, comemora.

Avaliações

O organizador do evento, o médico Torao Takada, considera que só há motivos para comemorar. Desde o tempo que colaborou para a realização das provas  até o empenho de todos os envolvidos, desde voluntários até os participantes.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, avaliou o evento para a cidade e sinalizou para um aporte de recursos que auxiliará nas edições de 2011 e 2012 da Meia Maratona.

Em instantes entrevistas e reportagem completa em vídeo na Casa de Notícias.

RESULTADOS

Meia Maratona - Feminina

1º  lugar        LUZIA DE SOUZA PINTO
2º  lugar         JACQUILINE JOROTICH CHEBOR
3º  lugar         CARMEN PATRICIA MARTINES AGUILERA
4º  lugar         ADRIANA DE SOUZA
5º  lugar         MARCELA GOMES


Rústica – Feminina

1º lugar         IRENE TEODOROVITZ VIEIRA
2º lugar        ALESSANDRA MIGUEL FERNANDES
3º lugar         EDINEIA APARECIDA RODRIGUES
4 lugar         VANDERLÉIA ROSA GONÇALVES KURPEL
5º lugar        PRISCILA NEVES DA FONCECA


Meia Maratona – Masculina

1º lugar         CLAUDIR RODRIGUES
2º lugar        ADRIANO BASTOS MENESES
3º lugar        NICHOLAS KIBOR SABULEI
4º lugar        PAULO JOSE DA SILVA
5º lugar        EDMILSON RODRIGUES DOS SANTOS

Rústica – Masculina

1º lugar        JACOB KIPLETING KENDAGOR
2º lugar        FERNANDO ALEX FERNANDES
3º lugar        MARCELO B. SOUZA
4º lugar        CLEYTON LUIZ AGUIAR
5º lugar        MARCELO RIBEIRO


Cadeirante

1º lugar        WANDERLEI SILVA ROSA

 

Deficiente Visual



1º lugar        ADILSON DE CASTRO


Texto Juliet Manfrin
Imagens Graciela Souza

Unioeste 1144x250px