Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Programação do Meio Ambiente começa nesta quarta em Toledo

No próximo domingo (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, em Toledo as atividades referentes a data serão realizadas em vários pontos da cidade envolvendo toda a comunidade entre os dias 1º a 10 de junho.

31/05/2011 - 14:22


No dia 1º de junho as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente iniciam no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, às 19h30, com a II Semana Integrada Química e Meio Ambiente, com palestras, oficinas e outras atividades. No dia 2 as atividades de conscientização acontecem em escolas e universidades de Toledo.
Na sexta-feira (3), acontece a Caminhada da Ecológica, com plantio de mudas de araucárias, no Parque das Araucárias, às 10h e às 16h. Também no dia 3, será entregue um certificado ao aluno da 6º série da Escola Estadual de Nova Concórdia, de Concórdia do Oeste, João Vitor Pessini. Ele participou do concurso de frases do projeto “Rio+20”, concorrendo com escolas municipais, estaduais e particulares de Toledo, Universidades, o grupo Formação de Educadores Ambientais (FEA) e comunidade em geral. O jovem ganhou o concurso em Toledo com a frase “O consumidor consciente busca a troca de seus velhos hábitos de consumo, por produtos alternativos e ecologicamente corretos”.
Essa caminhada faz parte da primeira etapa do projeto Rio+20. A segunda etapa do projeto vai acontecer no Teatro Municipal de Toledo no dia 15 de junho, às 20h30, em uma parceria com a Itaipu Binacional e vai envolver 9 dos 29 municípios que integram a Bacia do Paraná III. A terceira etapa do projeto acontece no segundo semestre deste ano com uma pré-conferência sobre o Rio+20. O local e data ainda não foram definidos.
No dia 4 a programação continua. Logo pela manhã, às 9h30, serão entregues mudas de árvores na Praça Willy Barth. No dia 5, data oficial em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado no Parque das Aves a Campanha 3X1, que consiste na troca de materiais recicláveis por uma muda de árvore. Os dias 5, 6, 7, 8 e 9 serão marcados por palestras em escolas, entidades e universidades de Toledo.
Para a gestora de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Tânia Maria Iakovacz Lagermann, a data tem o objetivo de conscientizar a população para uma atenção especial nas questões ligadas a preservação ambiental. “O motivo de comemorar essa data com diversas atividades é sensibilizar as pessoas para as ações voltadas ao meio ambiente que proporcionam melhor qualidade de vida”.
As comemorações do Dia do Meio Ambiente recebem o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, do Núcleo Regional de Educação, Universidades, escolas municipais e estaduais, Parque das Aves, Florir Toledo, ONG Ecoclube e FEA: Abrace uma causa de Vila Nova.

Rio+20
A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
Serão debatidos os temas: Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Economia Verde, com grande ênfase na contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco na questão da estrutura de governança internacional com vistas ao desenvolvimento sustentável.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29