1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Agente Jovem não modifica a vida de ninguém, mas abre caminhos e possibilidades, diz Rodrigo Leandro

Os cursos do Programa Agente Jovem auxiliam no processo de empregabilidade dos adolescentes em Toledo. Esta afirmação é do adolescente, Marcos Alves Feitosa, de 18 anos. Em 2011, são três anos que Marcos participa das atividades do Agente Jovem. Agora que atingiu a maioridade, ele está em processo de desligamento do Programa.

01/06/2011 - 15:15


Atualmente, Marcos atua como garçom em um restaurante do município. “Eu aprendi as técnicas de garçom no Programa e agora estou as colocando em prática”. O Programa também proporcionou para que ele concluísse o curso de informática, estágio avançado.
Marcos e os seus colegas participaram desta quarta-feira (1º), da palestra “Um novo futuro a partir do Agente Jovem”, ministrada pelo técnico de segurança Edílson dos Santos, que também fez parte do grupo quando adolescente. Santos relatou aos adolescentes como o programa o ajudou a se desviar da violência e da criminalidade e lhe proporcionou uma nova perspectiva de vida.
O coordenador do Agente Jovem, Rodrigo Leandro, lembrou que o Programa iniciou no ano de 2000 e diariamente busca aprimorar as atividades realizadas com os adolescentes, mas principalmente, priorizar a permanência do jovem no meio escolar e realizar um acompanhamento familiar. “O Agente Jovem não modifica a vida de ninguém, mas abre caminhos e possibilidades”.
Programa
O Agente Jovem é um projeto desenvolvido no contraturno escolar para adolescentes nas faixas etárias de 15 a 17 anos, que recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100. Roberto explica que o Programa é uma ação sócio-educativa e busca o protagonismo juvenil. “Os adolescentes participam dos cursos acompanhados por uma pedagoga e com algumas intervenções do assistente social. Também promovemos palestras e eventos aos jovens e visitamos suas famílias”.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29