1144x150 %284%29

Conselho de saúde aprova relatório de vistoria e comissão afirma que, paciente do SUS está sendo bem cuidado

A Comissão de Fiscalização do Conselho Municipal de Saúde na noite de terça-feira (31), em reunião ordinária, apresentou o relatório da vistoria realizada na ala do SUS no Hospital Bom Jesus. Membros da comissão disseram que problemas apontados anteriormente foram resolvidos e compararam a cozinha do Hospital a hotel cinco estrelas.

01/06/2011 - 16:10


De acordo com o relato da Comissão, os conselheiros estiveram nas dependências do Hospital por pouco mais de uma hora e foi possível vistoriar enfermaria, banheiros, armazenamento de medicamentos, cozinha, pediatria e Pronto Socorro.

O conselheiro Henrique Dias Muniz, membro da Comissão, declarou que ficou surpreso com a vistoria. “O Hospital Bom Jesus tem um cuidado muito bom, muito bonito com a vida das pessoas. Visitamos primeiro a enfermaria - uma enfermaria - e lá as camas estão em ótimas condições, os lençóis brancos e os pisos, cantos e teto limpos. Tem umas reformas para serem concluídas, mas falta muito pouco para terminar”, relatou.

No depósito de medicamentos não foi encontrado nenhuma irregularidade. A vistoria foi feita por amostragem.

Muniz relata que na cozinha os equipamentos são novos ou seminovos. “Eu já visitei cozinha de hotel cinco estrelas e posso afirmar para vocês, a cozinha do Hospital Bom Jesus não perde para a cozinha de um hotel cinco estrelas”.

O conselheiro relatou os procedimentos do preparo dos alimentos até chegar ao paciente. “Se o paciente não gostar e não comer aquela comida, seja porque tem alho ou cebola – então o prato volta para a cozinha e a nutricionista vai negociar com ele: se é com alho, sem alho – ‘mas é o alho e cebola que pega’ - aí a nutricionista prepara a comida conforme ele está solicitando”, afirmou Muniz.

Na pediatria a comissão informou que a ala foi reformada e que o ambiente está limpo, bonito e conta com uma brinquedoteca para auxiliar na recuperação das crianças.

De acordo com o relato do conselheiro Henrique Dias Muniz, no  Pronto Socorro a realidade é a mesma. “Lá estavam todas as macas – uma espaçada da outra – cobertas com pano branco, tudo limpinho. No meu ponto de vista o paciente do Bom Jesus está sendo bem cuidado”.

A Comissão não apresentou imagens da vistoria como fez na apresentação do relatório das vistorias nas Unidades Básicas de Saúde, o que foi questionado por outra conselheira. Os conselheiros da comissão, Henrique Dias Muniz e Antônio Teixeira dos Santos disseram que não fizeram as imagens porque não tinham equipamento.

Em seguida a secretária do Conselho, Ilda da Silva corrigiu afirmando que foram feitas algumas imagens, mas que não era possível mostrá-las porque o Conselho não dispunha de equipamento de projeção.

O Conselho Municipal de Saúde aprovou o relatório com uma abstenção, basta saber se os usuários do SUS vão referendar.

Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29