Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

AMBIENTE

Projeto Plantando Sonhos é apresentado no Câmpus Toledo

Objetivo é concretizar a passagem do colaborador pela PUCPR e também ampliar a preservação da árvore símbolo do Paraná

03/07/2017 - 14:15


“Toda pessoa que passa por alguma instituição deixa marcas e suas raízes, por isso queremos com este projeto tornar concreta a passagem”. A frase é do professor Renato Tratch, diretor do Câmpus da PUCPR em Toledo e idealizador do projeto Plantando Sonhos, que além deste caráter simbólico, busca ainda ampliar o trabalho de preservação da araucária, árvore símbolo do Paraná e é uma homenagem ao bicentenário do Instituto Marista.

“Para mim esta árvore tem um significado ainda mais especial”, conta o professor Renato, lembrando que há 35 anos, quando não se discutia com tamanha intensidade a questão da preservação ambiental, ele plantou algumas árvores na propriedade da família em União da Vitória, sul do Estado. “Hoje tive o prazer de comer os pinhões daquelas árvores e ver que elas já produziram novas mudas”, acrescenta.

Tratch ressalta ainda que o projeto foi muito bem recebido pela Equipe de Clima, que agora trabalha para fazer que os pinhões plantados se tornem mudas saudáveis para serem plantadas no futuro bosque que será implantado no câmpus. “Assim poderemos manter esse sonho de continuar produtivo, produzindo sempre e ampliando nossa participação nas instituições das quais fazemos parte”, aponta, acrescentando que isso será possível em Toledo “ao visualizar naquelas árvores este sonho”.

Além das araucárias, os colaboradores de Toledo terão a oportunidade de deixar uma mensagem numa cápsula do tempo que será aberta quando o câmpus completar 25 anos.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29