Toledo agora faz parte do Movimento Nacional “Nós Podemos” ODS. O termo de adesão foi assinado na tarde desta segunda-feira (3) pelo prefeito Lucio de Marchi, a pedido do vice, João Batista Tita Furlan, que também acumula as secretarias de Cultura e de Meio Ambiente. A Secretaria de Comunicação do Município já fazia parte do Movimento por meio do Núcleo CPCE-ODS.
“Nós compartilhamos dos mesmos valores que o Movimento Nacional, a construção de um mundo melhor, socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado. A cidadania, cooperação, solidariedade, transparência e ética movem nossas ações e precisamos nos conectar para envolver o maior número de pessoas nisso”, evidenciou o vice-prefeito Tita Furlan.
O prefeito Lucio de Marchi ressaltou que muitas das ações propostas nesse acordo planetário já são desenvolvidas pela prefeitura. “Vamos divulgar os objetivos do desenvolvimento sustentável para que as secretarias possam monitorar e acompanhar o alcance das metas do milênio”.
O Movimento Nacional ODS Nós Podemos foi fundado em 2004 para atuar em prol da agenda global de desenvolvimento definida pelas Nações Unidas, com caráter apartidário, ecumênico e plural. O Termo de Adesão foi criado para ampliar a participação Brasileira no trabalho de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em 2015 pela ONU, subscrito por 193 países, entre eles o Brasil.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compreendem 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas pelos municípios até 2030, podendo incluir parcerias de diferentes esferas do governo. Os desafios a serem atingidos poderão ser organizados em cinco dimensões (os 5 P): Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.