Cerca de 160 atletas estão sendo esperadas neste sábado, 8, no ginásio de esportes do Sesi, Centro de Treinamento da equipe de rendimento da Sadia, para a primeira etapa deste ano da 12ª Copa Oeste de Ginástica Rítmica. Além das atletas de Toledo estão confirmadas ginastas de Matelândia, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Boa Vista da Aparecida. As disputas começam às 9h e deverão estender-se durante todo o dia, com acesso livre.
A competição vai reunir atletas nas categorias Elisabeth Lafranchi, Estreantes, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. “Vamos ter meninas com 8 anos de idade, participando da sua primeira disputa, até atletas da categoria adulto, integrante da seleção brasileira, como é o caso da ginasta karine Walter”, explica a coordenadora técnica da competição, Adelina Magedanz Dalazem. De manhã, a atleta faz uma apresentação e à tarde participa da disputa, que serve de preparação para os seus próximos compromissos internacionais. A ginasta, que pertence à Sadia, foi convocada recentemente para a seleção brasileira individual e vai representar o país em três competições internacionais já agendadas, o Mundial de Pesaro, em agosto, o Sul-Americano, em setembro e o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em outubro, entre outras disputas.
Conforme Adelina, a competição é a primeira do ano e visa dar maior experiência de quadra às atletas, preparando-as para disputas de maior porte. Para as pequenas, serve de experiência, ambientando-as ao ritmo de competições. No período da manhã serão realizadas as disputas do Torneio Elisabeth Lafranchi, que compreende apenas uma faixa no tapete e um tempo menor de apresentação, além da categoria estreantes. Na parte da tarde, depois da abertura oficial marcada para aas 13h30min, serão realizadas as disputas das demais categorias. A previsão é de que a competição estenda-se até as 17h30min.
A equipe da Sadia vai participar nas categorias estreantes, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.