Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Atividades de Semana Integrada seguem até este sábado

Buscar o desenvolvimento do educando em sua integralidade e reforçar os saberes da educação geral, profissional e cotidiana são alguns dos objetivos da II Semana Integrada de Química e Meio Ambiente do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego. A Semana ainda busca aprimorar os conhecimentos e promover debates sobre temas das áreas de atuação dos futuros técnicos por meio de palestras, oficinas, apresentações culturais e exposições de trabalhos científicos.

02/06/2011 - 12:34


A abertura foi realizada na noite de quarta-feira (1º) no Colégio, com apresentações dos cursos técnicos de Química e Meio Ambiente; explanação de lideranças; desfiles dos produtos confeccionados pela Coopermesa e a palestra Química Analítica Ambiente, ministrada pelo pesquisador Wagner Alex Jann. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente do Município de Toledo.
O diretor do Colégio, José Carlos Guimarães, explicou que a Semana Integrada realizada com os estudantes dos cursos técnicos de Química e Meio Ambiente é uma forma de associar a teoria e a prática. “São atividades práticas, as quais os alunos podem se deparar ao ingressarem no mercado de trabalho”. Guimarães ainda salientou que a Semana é uma oportunidade de trazer a comunidade para dentro da escola para conhecer as atividades e a qualidade dos cursos técnicos.
O assistente técnico do NRE, Ildo Bombardelli, falou sobre a relação entre as duas áreas. “Parece um paradoxo por que muitos produtos químicos poluem o meio ambiente. Mas se os dois profissionais trabalharem com responsabilidade ambiental, em sintonia, isso muda e é de suma importância”.
Palestra
A primeira palestra da II Semana Integrada de Química e Meio Ambiente foi apresentada pelo pesquisador Wagner Alex Jann. Ele falou sobre Química Analítica Ambiental, ou seja, buscou correlacionar as duas áreas e apresentar métodos instrumentais para a realização de análises de qualquer tipo de resíduo, como herbicidas, metais pesadas, entre outros. “Vou apresentar algumas técnicas para verificar quais são os elementos que podem ser identificados. Exemplo: o solo. O profissional desconfia que possa haver algum metal pesado no local. Então vou mostrar qual é a técnica correta para realizar o manejo e a quantificação adequada”.

Oficina de Sabão e Detergentes
Neste sábado (04), à tarde, o Colégio promove a oficina Produção de Sabão e Detergentes. A atividade acontece das 13h30 às 16h, e está aberta a toda a comunidade. “É uma oficina integrada entre os dois cursos, onde os técnicos em Meio Ambiente trabalham a fundamentação teórica no gerenciamento de resíduos e o curso de Química entra com a parte de reação química, mostrando que pode haver mesmo harmonia entre a química e o meio ambiente”, explica Diana. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição previamente na secretaria do Colégio Moraes Rego.

Sem nome %281144 x 250 px%29