1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Secretários recebem orientações para o Censo Escolar

A equipe responsável pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) no Núcleo Regional de Educação de Toledo reuniu, nesta semana, os secretários dos estabelecimentos de ensino e os representantes das Secretarias Municipais de Educação, para repassar orientações referentes ao Censo Escolar.

03/06/2011 - 12:42


As reuniões aconteceram no Auditório da Prefeitura do município de Toledo, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho. Em cada encontro foi atendido um grupo de municípios. O dia 31 e 01 foram dedicados aos estabelecimentos da rede municipal. Já o dia 02 foi dedicado ao atendimento dos secretários da rede estadual de ensino. Na pauta do encontro orientações sobre a coleta de dados do Censo, mudanças no sistema e lembretes sobre a rotina de trabalho no SERE.
O Censo Escolar 2011 teve início no último dia 25 de maio e segue até o mês de agosto. De acordo com o assessor técnico do NRE, Ivair Gugel, todas as informações inseridas no sistema utilizado pelas escolas e colégios do Estado, o SERE, serão migradas para o sistema nacional Educacenso. “Por isso a importância de manter as informações atualizadas no SERE. Todo o repasse de recursos do Governo Federal é baseado no número de alunos verificado no Censo Escolar”, explica Ivair.

Educacenso
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29