Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Escola faz programação especial na Semana do Meio Ambiente

A escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, em Toledo, fará uma programação especial neste mês, aproveitando a Semana do Meio Ambiente, que vai culminar com a assinatura do Pacto do Meio Ambiente.

03/06/2011 - 13:28


“Eu cuido, tu cuidas e nós vivemos”. O projeto prevê a expansão para a comunidade de uma série de questões já trabalhadas na escola, com estudantes e professores, para garantir a preservação do meio ambiente. Entre as ações estão a separação e reciclagem de materiais reaproveitáveis, a reutilização do óleo usado de cozinha para a produção de biodiesel, e o uso racional da água e da energia elétrica. O projeto foi lançado no dia 4 de maio e durante este mês serão realizadas novas ações.
Entre elas está uma exposição de trabalhos dos alunos da escola. Eles pesquisaram e fizeram maquetes sobre o rio Toledo, mostrando a degradação do meio ambiente. A exposição, aberta no dia 1º, permanece até o dia 10 de junho. Na terça-feira, 3, estava programada uma reunião com os catadores de materiais recicláveis do bairro. “Queremos fazer um trabalho com eles de orientação e de conscientização sobre a importância do trabalho que desenvolvem. Além disso, queremos orientá-los sobre a necessidade de dar um destino adequado a todos os materiais, inclusive os de menor valor comercial”, explica a diretora da escola, Joeli Acioli. Durante a palestra com os catadores também foram entregues os alimentos recolhidos no dia do lançamento do programa. Ao todo foram recolhidos 500 quilos de alimentos não perecíveis.
Nos dias 10 e 11, alunos, professores da escola e parceiros do projeto, funcionários do Banco Santander, vão orientar os moradores sobre o projeto e também sobre a necessidade de manter o bairro limpo, especialmente na rua Pedro Álvares Cabral, onde existe uma grande concentração de lixo. Moradores do bairro e de outras regiões da cidade depositam materiais no trecho.
“Faremos uma espécie de blitz educativa, para orientar a população e distribuir material informativo sobre os cuidados na preservação do meio ambiente e reciclagem”, explica Joeli. Serão utilizados materiais confeccionados pelos alunos neste trabalho. Os grupos estarão concentrados no dia 10, na rua Pedro Álvares Cabral, em dois pontos, no alto do bairro e na curva de acesso ao Jardim Concórdia, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e no dia 11, na Avenida Maripá, na entrada de acesso a rua Carlos Gomes, no Jardim Europa.
Nos dois dias, os alunos também vão entregar alevinos para os moradores, visando a repovoação de rios. “Vamos entregar os alevinos, que poderão ser soltos no rio Toledo ou outros mananciais da cidade, a critério da comunidade”, informa a professora.
Por fim, de 13 a 17 de junho será realizada a assinatura do Pacto, um compromisso dos alunos e seus familiares com a preservação do meio ambiente. Divididos em turmas, os pais serão convidados a vir à escola para a assinatura do Pacto, juntamente com os seus filhos.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29