1144x150 %284%29

GERAL

Caminhada para Sustentabilidade integra Semana do Meio Ambiente

Integrantes de escolas municipais, estaduais e universidades de Toledo participaram da 2º Caminhada para Sustentabilidade, que aconteceu na nesta sexta-feira (03), no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Essa caminhada marcou a primeira etapa para a Rio+20, que traz como tema Erradicação, Mudanças Climáticas e Economia Verde.

03/06/2011 - 13:36


Segundo a gestora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Tânia Maria Iakovacz Lagermann, o objetivo dessa caminhada é sensibilizar as pessoas para o Rio+20 que vai acontecer em junho de 2012. “Com essas ações queremos conscientizar as pessoas da importância de preservar o meio ambiente. Mudando nossos hábitos, começando em casa, com a separação do lixo já estamos contribuindo”.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que também marcou presença no evento, destacou que ações em prol do meio ambiente devem ser praticadas todos os dias. “Em apenas um dia não vamos mudar as coisas ruins que acontecem no mundo. Devemos a cada dia contribuir para um meio ambiente melhor”. Schiavinato salienta os locais de lazer que Toledo oferece. “Locais como o Parque do Povo, Lago entre tantos outros, são preparados por Deus e modificados pelo homem. Então vamos preservar esse lugares que nos proporcionam lazer e qualidade de vida”, concluiu.
O secretário de Meio Ambiente, Delmar Hoffmann, destaca os reflexos do desequilíbrio ambiental que estamos vivendo hoje. “Um dos fatores que comprova essa falta de cuidado com o meio ambiente é o aquecimento global. Que essa caminhada que aconteceu hoje seja uma motivação para as pessoas”.
A caminhada durou cerca de 40min e durante o percurso foram lidas as frases dos ganhadores dos 29 municípios que integram a Bacia do Paraná III. A segunda etapa em preparação para o Rio+20 acontece no dia 15 de junho, a partir das 20h30, no Teatro Municipal com uma exposição de fotos e vídeos da Bacia do Paraná organizado pela Prefeitura de Toledo com parceria das universidades de Toledo. Também no dia 15, vai acontecer uma palestra com o professor coordenador dos Projetos Ambientais da Universidade Católica de Brasília (UCB), Genebaldo Freire Dias, com o tema “Os Desafios Socioambientais e as Dificuldades da Perspectiva humana”. A terceira etapa do projeto acontece no segundo semestre deste ano com uma pré-conferência sobre o Rio+20. O local e data ainda não foram definidos.
Também na ocasião o aluno da 6º série da Escola Estadual de Nova Concórdia, de Concórdia do Oeste, João Vitor Pessini, foi premiado com um certificado por ser o ganhador do concurso de frases desenvolvido para o Rio+20. João ganhou o concurso com a frase “O consumidor consciente busca a troca de seus velhos hábitos de consumo, por produtos alternativos e ecologicamente corretos”. “A professora pediu quem queria participar do concurso e explicou o assunto. Depois fui procurar na internet mais informações e criei a minha frase”, conta João Vitor Pessini.
A escola Municipal de Jardim Concórdia também participou das atividades referentes ao Dia do Meio Ambiente. Os alunos juntamente com os professores realizaram uma caminhada da ecologia com plantio de mudas de araucárias. A planta foi escolhida porque é a árvore nativa do estado.
O evento foi organizado pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação e pelo Núcleo Regional de Educação.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29