1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Presidente do Sebrae Nacional visita Sebrae CDT-AL, em Foz

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, cumpre, nesta segunda-feira (06), agenda no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), localizado em Foz do Iguaçu. A visita oficial será durante o período da tarde e tem como objetivo conhecer ações, iniciativas e evolução do trabalho de cooperação desenvolvido na região de fronteira.

03/06/2011 - 15:40


O Sebrae CDT-AL é uma proposta do Sebrae Nacional, sob a gestão do Sebrae/PR, instalada em maio de 2009, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com o desafio de desenvolver soluções e ferramentas de capacitação, transferência de tecnologia e de apoio às iniciativas de cooperação promovidas pelo Sistema Sebrae e Sebrae Nacional, em seu relacionamento com instituições e aliados instalados em diversos países da América Latina.
Desde a sua inauguração, o Sebrae CDT-AL formou multiplicadores, promoveu e participou de eventos, apoiou unidades do Sebrae nos estados, deu suporte a ações do Sebrae Nacional, desenvolveu metodologias,  e organizou quase 15 missões internacionais e ações com empresários. Nas ações com empresários, o Sebrae CDT-AL contabiliza mais de 1,5 mil participantes (empresários, técnicos e líderes em ações de cooperação da Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile e África do Sul), bem como a capacitação de quase 100 facilitadores, aptos a aplicar as soluções Sebrae na Argentina e no Paraguai.
Ao todo, levando-se em conta o portfolio de metodologias desenvolvido, o Sebrae CDT-AL já desenvolveu e formatou 11 soluções  para uso na América Latina. O centro mantém alianças estratégicas com diversos países; ações contínuas com mais de 10 instituições latino-americanas; e relacionamento e apoio com mais de 15 entidades internacionais.

Itinerário
A visita de Barretto começa às 15 horas, com almoço com representantes da Diretoria Executiva do Sebrae/PR e do PTI. A agenda de Barretto prevê a discussão de novos projetos e estratégias de cooperação. Juan Sotuyo, diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), acompanhará a programação. Após o almoço, está prevista uma apresentação geral sobre o Sebrae CDT-AL.
Às 17 horas, o presidente do Sebrae Nacional acompanha o repasse promovido pelo Sebrae CDT-AL da metodologia PROPRIO, que visa prestar orientação completa para a abertura de novas empresas, contemplando a análise do perfil empresarial e suas características, a estruturação do negócio, a análise de viabilidade e as providências legais e burocráticas para a constituição. Estarão presentes representantes de instituições da Argentina, Paraguai e Bolívia. Uma comitiva de técnicos, convidados pelo Sebrae/MS, também participará do repasse.
Além dessa ação, o presidente do Sebrae Nacional vai conhecer os resultados do repasse do Programa Internacional de Gestión de Calidad Empresarial ou PSGC, realizado para técnicos de instituições aliadas do Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru, que já tem quatro turmas em capacitação na Argentina (Misiones) e no Paraguai (Assunção).
O PSGC é sob medida para empresários de micro e pequenas empresas e dissemina a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade. O programa desenvolve, durante a sua execução, aspectos como a necessidade de mudança pessoal e organizacional, visão estratégica do negócio, gerenciamento por processos, valorização das pessoas, melhoria do ambiente de trabalho, e medição de resultados com o uso de indicadores.
O programa, adaptado pelo Sebrae para a realidade dos países vizinhos, é composto por cinco cursos envolvendo consultoria de implementação. No final de abril, cerca de 25 técnicos de entidades internacionais estiveram em Foz, para a capacitação comandada pelo Sebrae CDT-AL e Unidade de Assessoria Internacional (UAIN) do Sebrae Nacional. Nesta segunda-feira, a capacitação envolve os representantes das instituições internacionais parceiras do Sebrae.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29