Relembrar a história contribui para mantê-la sempre viva. Na noite de terça-feira (22) o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) proporcionou um encontro para alguns e um reencontro para muitos. Servidores que contribuíram com a construção da história da Educação no município e no Estado foram homenageados em um encontro alusivo aos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O evento foi abrilhantado por atrações culturais e diversas homenagens. Servidores que fizeram parte desde a instalação da 43ª Inspetoria Regional de Ensino, na década de 60, até a criação do Núcleo Regional de Educação, em 1984. Entre as ações para esta ocasião, a secretária de Estado da Educação, Ana Seres Trento Comin, inaugurou a Galeria de Fotos dos Inspetores de Ensino e dos Chefes do Núcleo Regional.
A solenidade aconteceu no Campus I da Universidade Paranaense (Unipar) e também contou com a presença do vice-prefeito João Batista Tita Furlan, da secretária Municipal de Educação, Janice Salvador, de ex-inspetores e ex-chefes do núcleo.
A primeira inspetora, Mirna Zenni Lunardi (Gestão 1961-1964) e o primeiro chefe do NRE, Pitágoras da Silva Barros (Gestão 1984-1988) foram alguns dos homenageados na noite.
A secretária Estadual de Educação, Ana Seres, explicou que um resgate histórico foi solicitado para cada um dos 32 núcleos de educação do Estado o ano passado, como parte das comemorações do aniversário da Seed. “É a primeira vez que se comemora uma data com tanta ênfase na Seed. Esse foi um trabalho de dedicação de toda a equipe. O legal é que as escolas fizeram esse resgate histórico junto conosco. A nossa gratidão é muito forte. Hoje temos um trabalho de várias gerações. Estamos dando continuidade ao que cada um fez no passado, onde cada um procurou dar o melhor de si”, exaltou Ana Seres.
Ela ainda comentou das superações e dos desafios da Educação no Estado. Nesse sentido ela destacou a democratização do ensino como um ponto positivo dessa história. Um dos desafios atuais é ampliar o número de escolas com ensino em tempo integral. Para 2018 está prevista a ampliação de mais 19 escolas, somando 81 em todo o Paraná.
Toledo
O chefe do NRE de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, comemorou o envolvimento da equipe, que desde fevereiro estava empenhada em resgatar a história da educação em Toledo e nos municípios do Núcleo. Ele destacou que com a criação das inspetorias e a criação do NRE houve uma amplitude maior das instituições de ensino, principalmente em Toledo.
“Em 10 anos de NRE nós passamos de cinco educandários para 29 instituições que ofertam ensino fundamental e médio. Além de atender uma amplitude maior da classe estudantil, aumentou as incumbências e passamos a atender mais municípios”, relatou professor Léo.
“A partir da constituição de 1988 tivemos que atender todos os estudantes em idade escolar nas escolas públicas. Com isso, foram construídos colégios, adequados espaços públicos e hoje estamos trabalhando nesse atendimento e dando mais um passo para garantir a qualidade da educação. A inclusão foi um desafio superado. Como estamos na era digital, o uso das tecnologias tem sido implantado e está acontecendo”, comentou o professor.
Sobre as comemorações declarou que “a noite foi especial e trouxe, em meio às lembranças, a certeza de que transmitir conhecimento é uma função, mas fazer parte da vida das pessoas é algo que a Escola faz, tão naturalmente, que passa a ser um encanto”.