Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Requerimento destaca os 69 anos de atuação do Coral Cristo Rei

A Câmara Municipal aprovou na sessão de segunda-feira, dia 21, requerimento de moção de aplausos ao Coral Cristo Rei pela passagem dos 69 anos de sua atuação. 

24/08/2017 - 11:45


Fundado antes da criação do Município de Toledo, o Cristo Rei é um dos mais tradicionais corais do Paraná e atualmente, além de sua atuação na Catedral Cristo Rei e eventos, organiza o Encontro Municipal de Corais, encontro já tradicional voltado ao canto coral e que tem reunido corais de Toledo e da região e também de outros estados. Por conta da homenagem o regente do Cristo Rei, maestro Darcysio Fritsch, além da ex-presidente do Cristo Rei e coralista Neusa Federhen, entre outros, acompanharam a sessão da Câmara Municipal na segunda-feira.

O Coral Cristo Rei foi criado no dia 15 de agosto de 1948, pouco mais de dois anos após a chegada dos primeiros colonizadores, já estando ativo quando da emancipação político-administrativa de Toledo, em 14 de dezembro de 1952. O Requerimento nº 137, assinado por 18 vereadores, destaca “a história deste grupo cultural, cuja existência jamais sofreu interrupção”, apontando que sua trajetória faz parte da “memória e a história de nossa gente”. O documento da Câmara aponta que o Coral Cristo Rei sempre tem estado presente nos principais eventos do município e representa a comunidade em eventos regionais e/ou nacionais. “Pela longevidade da entidade, entendemos que uma das vertentes culturais de Toledo seja o canto coral, vez que é expressivo o número de corais e grupos orfeônicos aqui atuantes”, aponta o documento da Câmara. O Requerimento nº 137 destaca ainda que por conta deste trabalho de canto coral um dos eventos tradicionais e marcantes da pauta cultural de Toledo é o Encontro Municipal de Corais, que neste ano terá mais uma vez sua edição.

O documento aponta ainda que o maestro Darcysio Fritsch está há 53 anos na condução do Coral Cristo Rei, sendo três anos como organista e 50 como maestro, sempre de forma voluntária. O Requerimento nº 137 aponta que “por considerar que todas as homenagens são poucas diante de tanta luta, união e determinação, os componentes deste Poder estendem os aplausos à diretoria, integrantes, colaboradores e àqueles que integraram o Cristo Rei” mas já partiram desta vida, in memoriam.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29