Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EMPREENDEDORISMO

Tande defende a reinvenção profissional baseada no trabalho em equipe e no protagonismo

“Seja eficiente e não se acomode, pois sempre vai ter um concorrente tentando ser melhor que você. Pessoas protagonistas são as que estão pensando à frente”, alertou

30/08/2017 - 16:31


Na parede do Centro de Treinamento do Voleibol da Seleção Brasileira está escrito “Em algum lugar neste exato momento tem alguém treinando intensamente para tentar ser melhor que você”. Renovação. Esta foi a principal mensagem que Alexandre Ramos Samuel, o Tande do Vôlei, levou para a abertura da 11ª edição do Conexão Empresarial.

A palestra foi no Teatro Municipal de Toledo nesta terça-feira (29). Com bom humor, o ex-jogador falou sobre sonhos, a importância de buscar novos horizontes e sair da zona de conforto. Tande dá palestra há mais de 15 anos. “Comecei a convite de um amigo jornalista, que me disse que eu era uma pessoa super comunicativa e que esse seria um bom caminho a seguir. No início, eu contava histórias engraçadas e dos bastidores do vôlei”.

O atleta parou de jogar aos 34 anos, no currículo os títulos de vice-campeão mundial e campeão de vôlei de praia do Brasil. “Foi quando fui convidado pela Rede Globo para ser comentarista do voleibol para as pessoas que gostam do esporte, mas que não conhecem as regras”, revela Tande.

O ex-jogador diz que está sempre em busca de possibilidades e networking. Como empreendedor é sócio de dois restaurantes, e também, dono de academia. “Planejei a vida de uma forma que me deu tranquilidade e que eu continuasse produtivo. Amo inspirar as pessoas e trabalhar em grupos”, conta.

Tande revela a importância de se reinventar e quebrar obstáculos. “Seja eficiente e não se acomode, pois sempre vai ter um concorrente tentando ser melhor que você. Pessoas protagonistas são as que estão pensando à frente. No esporte é assim. Pensa-se sempre quatro a oito anos à frente. Então, capacite-se e seja eficiente”.

Ele destacou a importância do trabalho em equipe e para isso a necessidade de motivar seus colaboradores. “Confie na sua equipe e acredite no potencial de cada um que trabalha com você. Não adianta reclamar da vida se você não faz nada para melhorá-la”.

A diretora de Treinamentos da ACIT, Francielle Rezzadori, conta que o objetivo do Conexão Empresarial é fazer com que a população tenha acesso a grandes nomes do mercado profissional. “São profissionais renomados no mercado e que vão abordar sobre temas importantes para o meio empresarial”.

Para o presidente da ACIT, Flávio Furlan, o Conexão Empresarial é a oportunidade de compartilhar experiências. “É uma troca de conhecimento que você leva para a vida toda. Compartilhar é essencial. Estamos na 11ª edição do Conexão Empresarial e o modelo do evento tem sido compartilhado com nossas Associações coirmãs, trazendo um desenvolvimento regional de forma simultânea”.

Conexão empresarial

O circuito de palestras ainda vai contemplar o administrador Claudio Forner, que já foi consultor de Roberto Justus e João Dória, no dia 13 de setembro; o economista Raul Velloso, dia 19 de setembro; e o historiador Leandro Karnal, falando sobre ética, no dia 28 de setembro.

 

Texto: Daniel Felício

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29