Começou nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacina para crianças e adolescentes. No sábado (16) será realizado o Dia D, com atendimento das 8 às 17h, sem intervalo para o almoço, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e nos distritos de Vila Nova e Sarandi, para regularização de vacinas em atraso. O serviço será especifico para a atualização da caderneta de vacinação e segue até o dia 23 de setembro.
Nos distritos de Boa Vista, Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sobradinho e São Luiz do Oeste o atendimento para a atualização da caderneta será durante a semana. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, a prioridade são crianças e adolescentes, mas os adultos também devem procurar o serviço. “E importante que toda a população faça essa atualização das vacinas, porque estamos tendo registros de vírus que há prevenção por meio da vacinação, como é o caso da caxumba, meningite e varicela”, informa ela.
Cleunice salienta que o Dia D é uma oportunidade às pessoas que trabalham durante a semana e não tem condições de procurar o serviço. “Não haverá outro atendimento nas UBS neste sábado a não ser a revisão da caderneta”. A enfermeira esclarecer que durante esses 12 dias de campanha todas as vacinas do calendário de vacinação estarão disponíveis.
“O Brasil é referência quando se fala em prevenção dos vírus infectologistas, porque são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde vacinas que previnem tais doenças”, expõe Cleunice. Ela ainda informa que quanto mais cedo as pessoas procurarem as UBS para realizarem a vacina melhor será o bloqueio de tais vírus. No período de estiagem a propagação do vírus é mais propícia.