A prefeitura de Toledo vai investir na construção das paredes, piso e instalações elétricas básicas em um barracão de 1.380 metros quadrados no Jardim Porto Alegre, que deverá ser transformado em um centro comunitário do bairro e utilizado em conjunto pela associação de moradores do bairro, Centro de Tradições Gaúchas Estância da Liberdade e grupo de idosos Querência Amada.
O espaço será de uso comum com as despesas para a manutenção e cuidados divididas entre eles. Paralelamente, as três entidades vão se organizar para a realização das demais melhorias necessárias, incluindo a adequação da cozinha e churrasqueiras e do banheiro externo, que servirá de apoio para eventos de maior porte das três entidades.
As obras no centro comunitário do Jardim Porto Alegre deverão ser iniciadas no começo de 2018. Os projetos já estão sendo executados e em seguida será encaminhado o processo licitatório ou a dispensa para a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo ( Emdur). Parte da obra deverá ser executada com recursos do Orçamento do Povo. A estimativa é que sejam necessários R$ 180 mil para a execução das instalações previstas. Já estão reservados do Orçamento do Povo R$ 78 mil.