Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Circo da Alegria monta espetáculo para abertura de XI Mostra e IV Festival de Circo Social

Evento acontece em Toledo de 25 a 29 de setembro com debates, oficinas, mostra de grupos e espetáculos. O acesso é gratuito

19/09/2017 - 19:46


O espetáculo Gypsy, do Circo da Alegria, abre nesta segunda-feira, 25, em Toledo, a XI Mostra de Circo e IV Festival de Circo Social de Toledo. O evento será  de 25 a 29 de setembro. Com um total de 27 crianças e adolescentes que fazem parte do projeto e sob a direção da professora Paula Bombonato, o espetáculo mostra um pouco da trajetória e das características do circo cigano, que viaja para diversos lugares, sempre levando a alegria e entretenimento às pessoas. O espetáculo está sendo preparado especialmente para o evento e todos os anos é aguardado com grande expectativa. A Mostra e o Festival serão abertos oficialmente às 19h30min, no Teatro Municipal de Toledo. O acesso é livre. Durante o dia serão recepcionadas as companhias de circo e grupos participantes da Mostra e do Festival. Mais cedo, às 10h, no Picadeiro do Circo da Alegria, será apresentado o show “Nosso Grande Espetáculo”, da Adorável Companhia, de Guapimirim, Rio de Janeiro.

No elenco do espetáculo Gypsy estão alunos do nível 3 do Circo da Alegria. “São crianças e adolescentes que já têm algum tempo no projeto. Eles participam de uma seleção e os aprovados passam a integrar o grupo de apresentações, participando da montagem de espetáculos e outras atividades”, explica o coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra.

O espetáculo, complementa Paula Bombonatto, é bastante rico e traz uma característica muito presente em seu trabalho. Ela sempre procura trabalhar em grupos, que fazem ao mesmo tempo diferentes atividades no palco, utilizando vários elementos. “Uma coisa é trabalhar com dois palhaços. Outra é ter dois ou três grupos de palhaços, fazendo atividades ao mesmo tempo no palco. Fica mais rico, mas também bem mais complexo”, exemplifica ela. “São coreografias simétricas e vários elementos sendo usados ao mesmo tempo”, complementa.

Gypsy também tem todo um cuidado em relação a cenários, figurinos, adereços, maquiagem, iluminação e trilha sonora. Foram escolhidas diversas músicas especialmente para o espetáculo, além de um trabalho inédito do músico Gianni Ambrosino. Ele cedeu a música balancinho, um instrumental, para estrear no espetáculo.

Na terça-feira, 26, a programação será concentrada no Circo da Alegria e no CEU das Artes, com oficinas e mesas de debates durante todo o dia. À noite, às 20h, no Teatro Municipal, o espetáculo Imaginarium, da Troupe Tangará, de Londrina. Na quarta, quinta e sexta, a partir das 9h e das 14h, apresentações dos grupos no Teatro Municipal, com a presença de alunos de diversas escolas. Cada grupo terá um tempo para expor o seu trabalho e depois serão realizados debates e avaliações.

Na quarta-feira, 27, das 8h30min às 11h, no picadeiro do Circo da Alegria, workshop de palhaço, espetáculo “Reverendo Fidalgo”, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, às 18h30min; Circo Ático, às 20h, no Teatro Municipal; e show Circulando, do grupo Los Circolos, de Campinhas, na escola municipal de São Luiz do Oeste, também às 20h.

Na quinta-feira, 28, os espetáculos serão no Picadeiro do Circo da Alegria. Serão apresentados os espetáculos Faró com Fá, da Cia Risologistas, de Curitiba, às 14h30min; e Cabaré de Circo, às 20h. O Cabaré é um espetáculo que reúne diversos grupos e artistas que se dispõem a participar livremente da programação. Na sexta-feira, 29, último dia da Mostra e Festival, será realizada oficina de duo acrobático, da Troupe Aero Circus, de Londrina, das 8h30min às 11h, no picadeiro do Circo da Alegria; premiação dos destaques em figurino, maquiagem e espetáculo, às 16h, no Teatro Municipal; show Aerocircus na Rua, com o circo ônibus da Troupe Aero Circus, de Londrina, em Concórdia do Oeste, às 20h, e Varieté, da Trpu Fundacam, de Campo Mourão, no Teatro Municipal de Toledo, às 20h.

Às 21h30min, encerrando a programação, será realizada a Noite de Luz e Fogo, com a participação especial da Banda Rafa 7 Os Mavecos, Moto Clube Abutre’s, Isaac Souza de Jesus, André Rossi e Cia de Dança 5ª Essência. A Noite de Luz e Fogo não é indicada para crianças e reúne números artísticos de pirofagia.

Programação completa aqui

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29