Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Consultores internacionais visitam a Acit

Considerada como um modelo na gestão dos Núcleos Setoriais, do Programa Empreender, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) recebeu a visita de técnicos e gestores de entidades internacionais que participam da capacitação promovida pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Fronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL) e pela Unidade de Assessoria Internacional (UAIN), do Sebrae Nacional.

06/06/2011 - 15:55


O grupo, composto por cerca de 25 consultores, conheceu a Acit e o trabalho desenvolvido pelos Núcleos Setoriais, na semana passada, e foi recebido pelo presidente da entidade Walmor Lodi, acompanhado do diretor do Empreender, Friederich Schiller, e do secretário Jone Pasionot. Empresários dos Núcleos Setoriais de Gastronomia e de Tecnologia de Informação também participaram do encontro.
Aos visitantes foi apresentado o caso de sucesso do Núcleo de Gastronomia, pela empresária Dirlei Zanatto. Com pouco mais de dez anos de atuação, este núcleo tem se destacado em âmbito estadual e até nacional, sendo considerado referência pela coordenação executiva do Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). Uma das ações de maior destaque é a certificação das empresas com o Selo de Qualidade, instituído há oito anos.
Foi apresentado também o mais novo Núcleo Setorial, de Tecnologia de Informação, que congrega empresas do segmento de desenvolvimento de software, por Claudenir Machado e Marcelo Gimenes, integrantes do grupo.

Transferência de tecnologia
A capacitação foi realizada no período de 24 a 28 de maio, com etapas em Foz do Iguaçu e visitas a Toledo e Cascavel, para representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento empresarial do Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Orestes Hotz, a capacitação faz parte de política do Sebrae Nacional que visa a transferência de tecnologia, aplicada no Brasil, de um programa focado na gestão da qualidade de micro e pequenas empresas.
“O objetivo é repassar a metodologia, estabelecendo uma rede entre as instituições participantes para implantar um programa semelhante ao Empreender, que terá o nome de Redes Empresariais de Negócios, visando organizar os núcleos e desenvolver as empresas”, explica Hotz.
Ressalta ainda que a visita a Toledo deve-se ao trabalho exemplar dos Núcleos Setoriais e possibilita aos participantes da capacitação entendimento maior sobre o funcionamento do programa. “A Acit sempre foi uma referência, tem mantido uma estabilidade e qualidade no Programa Empreender e é importante que os consultores conheçam o trabalho das associações comerciais e dos núcleos para entender como este projeto pode alavancar uma entidade de apoio à micro e pequena empresa e as próprias empresas que participam”, destaca o gerente regional do Sebrae.
Para o diretor do Empreender da Acit, Friederich Schiller, o fato da Acit ser considerada modelo é muito significativo. “É motivo de orgulho e satisfação vermos nossos Núcleos Setoriais sendo referencia em âmbito nacional e agora também para a América Latina. Especialmente o caso de sucesso do Núcleo de Gastronomia está sendo exemplar é isso é muito motivador para os demais grupos serem ainda mais atuantes e participativos”, frisa o diretor.

 

Da Assessoria - Acit

Sem nome %281144 x 250 px%29