A primavera começou na última sexta-feira (22), mais especificamente às 17h02 – horário de Brasília. Em Toledo, a beleza está presente em todos os lugares. Basta parar e admirar. O ipê amarelo, por exemplo, deixa tudo mais vivo e colorido. Os pássaros e insetos são instrumentos para ajudar a espalhar a beleza por todos os cantos.
Conforme a temperatura e a chuva, estímulos em diversas espécies de plantas começam a florescer. Elsa Krampeitzé dona de um orquidário em Pérola Independente, no distrito de Maripá comenta sobre as expectativas para este início de estação. “Trabalho com flores há mais de 20 anos. Estamos esperando mais chuva para que floresçam mais orquídeas. As com maiores demandas são as de cores roxas, lilás, azuladas e albas. Agora estamos à espera dos lírios também, que tem seu auge nos meses de outubro e novembro”, comenta Elsa, alertando que as orquídeas necessitam de água todos os dias, ainda mais nos dias mais quentes. “Porém, as pessoas devem ter cuidados quando o clima está mais úmido para não afoga-las”.
A confeiteira, Edi Baumgarten, também adora a estação. Para ela, a flores são a moldura da casa. Ela nem precisa de calendário para identificar quando a primavera está chegando. Basta observar os sinais da natureza. “Primavera significa renovação para mim. É como se o ano começasse nesta estação, pois tudo floresce novamente”, comenta ela, que adora ver as cores da cidade nesta época do ano. “Acho que a cidade ainda deveria ter muito mais cor. Se os moradores enfeitassem mais suas casas com plantas, ficaria mais lindo ainda. Além disso, atrai mais beija flores e polinização”, completa.
Edi conta que adora cultivar flores. “Minhas preferidas são as orquídeas. Amo vê-las nas suas mais diversas formas. Tenho aprendido bastante como cultivar a espécie e uma dica que sempre dou para quer também gosta é dar bastante água a ela. Também é preciso pesquisar muito sobre os substratos corretos. A maioria deles pode-se fazer com ingredientes que temos em casa, como por exemplo, bater casca de ovo com casca de banana e borra de café eum pouquinho de água. Já borrifar chá de canela – frio – evita pragas que danificam a planta”, salienta.
Texto: Daniel Felício