Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ESPORTES

16ª edição da Meia Maratona e Maratoninha reúnem atletas de todo o Brasil em Toledo

Maratonistas africanos também estiveram em Toledo e foram os destaques da Meia Maratona.

09/10/2017 - 20:29


Foi realizada nesse domingo (08) em Toledo a 16ª edição da Meia Maratona e Maratoninha. Apesar do dia chuvoso, o evento contou com o seu recorde de participação, com 1050 atletas inscritos na Meia Maratona e Rústica e 750 crianças na Maratoninha.

Para a técnica desportiva da Secretaria de Esportes e Lazer do município de Toledo e coordenadora do evento, Sandra Schossler, apesar do tempo chuvoso o evento foi um sucesso. “A chuva atrapalhou um pouco principalmente a Caminhada e a Maratoninha, onde uma parcela dos inscritos acabou faltando.

Na Meia Maratona 80% dos inscritos participaram e mesmo assim batemos o recorde de participação. Então, de modo geral podemos dizer que apesar da chuva o evento foi um sucesso com a participação mais significativa de atletas de fora até hoje, inclusive com corredores africanos competindo”.

Meia Maratona

Na Meia Maratona os destaques ficaram para os corredores africanos, com um etíope (Flagner Vaz Camargo) ganhando a prova e um tanzaniano (Bakari Jumanne Muna) ficando em 8º lugar. No feminino a vitória foi de Josiane da Silva, de Santa Bárbara do Oeste-SP, que participou da prova pela primeira vez. O percurso da Meia Maratona foi de 21 quilômetros com largada e chegada no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

 Paulo Alves dos Santos, que terminou em 3° lugar na Meia Maratona, comenta sobre a importância da prova. “Eu participo dessa prova há alguns anos e pude acompanhar o seu desenvolvimento. Hoje a Meia Maratona de Toledo já é conhecida no cenário nacional, contando com a participação de atletas africanos em alguns anos, o que só aumenta o seu nível de exigência. Eu já tinha um 3° lugar aqui e um 5° lugar em 2016 e nesse ano consegui mais um 6° lugar, o que é muito bom pelo nível da prova”. Paulo é da cidade de Parapuã-SP e corre pela equipe Corremar de Maringá.

“Para mim correr é uma diversão muito grande, é o meu lazer, pois eu faço muitas amizades e me exercito. Eu sempre digo que depois que a pessoas começam a correr você não quer parar mais. No meu caso já são mais de 10 anos correndo, com várias competições disputadas”, comentou Edneia Rodrigues, 3ª colocada na categoria Coofato.

Maratoninha

A Maratoninha foi dividida em quatro categorias, foram elas: de 07 a 08 anos, com percurso de 200 metros; de 09 a 10 anos, com percurso de 600 metros; de 11 a 12 anos, com percurso de 1200 metros; e de 13 a 15 anos, com um percurso de 2400 metros.

 O evento reuniu várias famílias, que vieram competir e praticar uma atividade física exercitando-se de forma saudável. Além disso, as provas serviram como um belo momento de lazer para essas famílias. Hirno Hemkemeier, que esteve na prova acompanhado de sua esposa e seu filho, conta que o evento foi uma boa oportunidade para reunir a família e se exercitar.

“É um evento muito interessante reunimos a família e viemos todos correr. Foi muito divertido. Eu e minha esposa participamos na prova de 06 quilômetros e o nosso filho veio para a Maratoninha. Eu fico feliz por ver meu filho com um sorriso no rosto por poder participar e por nós também podermos participar desse momento com ele”.

 Premiação

Essa foi a 51° edição da Meia Maratona e Maratoninha, que teve a organização da Secretaria de Esportes e Lazer do município de Toledo em parceria com o Rotary Club. Todos os atletas participantes receberam premiação em medalha no momento em que completaram a prova. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam troféus. Ao todo foram entregues mais de 310 troféus para os primeiros colocados de cada prova.

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29