Nesta terça-feira (24), o jornalista Diego Antonelli participa de bate-papo durante a Feira Literária da Biblioteca (Flibi), que acontece até o próximo dia 28. O tema do bate papo é “Paraná — Uma história: as diferentes fases e faces de um Estado em permanente construção” e vai tratar dos principais momentos da História do Paraná. O evento tem início às 19h30, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, com mediação do curador da Flibi, Marcio Renato dos Santos. A entrada é franca.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com especialização em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antonelli atuou no Diário da Manhã e Jornal da Manhã, ambos de Ponta Grossa, e na Gazeta do Povo. O jornalista é autor de obras como Em domínio russo (2008), livro-reportagem sobre as colônias russas e russo-alemãs nos Campos Gerais, e Paraná: Uma História (2016), este publicado pela Arte e Letra.
FLIBI – O segundo dia de programações da Flibi começa, a partir das 9h, com a sequência do curso “James Joyce e David Foster Wallace: um diálogo”, ministrado pelo professor e tradutor Caetano Galindo. Também haverá apresentação de teatro lambe-lambe, leitura da obra de Manoel Carlos Karam, show de Sérgio Albach e Regional de Choro no projeto “Música na Biblioteca”, apresentação do Projeto Broadway no “Aventuras Musicais”, bate-papo sobre prosa, poesia e música na Arena BPP, além da exibição do filme Budapeste. A programação completa da Flibi pode ser conferida AQUI.
A Feira segue até 28 de outubro com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado desta edição da Feira é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). Todas as atividades são gratuitas.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca fez algo semelhante”, diz Fiani.
ANIVERSÁRIO - A Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP promove em 2017 em alusão aos 160 anos da instituição. A Biblioteca recebeu diversas melhorias ao longo de 2017, como a entrega da primeira etapa, em março, das obras de modernização do prédio histórico. O Instituto Renault investiu R$ 2,1 milhões para revitalizar o auditório da Biblioteca, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.
Serviço
O que: Bate-papo com o jornalista Diego Antonelli. Mediação: Marcio Renato dos Santos
Quando: Dia 24 de outubro, a partir das 19h30. Entrada franca.
Onde: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba).
Mais informações: (41) 3221-4974