Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CIDADANIA

Seminário aborda racismo nas instituições públicas e privadas

O seminário é voltado a profissionais que integram o sistema de Justiça e debatem a desigualdade racial no país.

07/11/2017 - 17:56


A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos promoveu nesta terça-feira (7), em Maringá, o 5º Seminário Regional sobre Abordagem e Enfrentamento ao Racismo Institucional. Durante o dia, especialistas debateram sobre o combate de atos de racismo nas instituições públicas e privadas.

O seminário é voltado a profissionais que integram o sistema de Justiça e debateu a desigualdade racial no país, a seletividade penal a criminalizar majoritariamente negros e negros pobres, e também sobre o racismo institucional praticado pelo próprio Estado.

Para a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (Dedihc), Regina Bley, o evento teve um ótimo embasamento. “Hoje vemos que o racismo é identificado como ato de discriminação racial principalmente no âmbito das instituições”, disse. “Com este seminário conseguimos chegar ao ponto principal do tema. Pensamos e acordamos estratégias de criação de novas políticas públicas para que futuramente possam ser elaboradas no objetivo de combater este crime no estado”, acrescentou.

Segundo ela, o racismo hoje não é considerado um crime velado, ele é completamente manifestado por meio das práticas que ocorrem no dia a dia. “Hoje, como exemplo, uma política pública que é trabalhada mundialmente são as cotas raciais, que já asseguram parte dos direitos dessa população, combatendo assim este ato”, enfatizou Bley.

Participaram da abertura do evento o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; representante da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Maurício Kalache; representando a Sesp, o delegado de Polícia, André Luis de Oliveira Vilela; a chefe do Escritório Regional da Seds, Elizabeth Akemi Ueta Nishimori; a psicóloga da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Camila Esteves; responsável pela Coordenação das Relações Étnico-Raciais do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Sueli Aparecida Ibanes, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Maringá, Rosiany Maria da Silva.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29