Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

PROERD forma 936 crianças e adolescentes

As crianças assumiram o compromisso de dizer não às drogas e à violência

23/11/2017 - 14:21


Alegria, entusiasmo e compromisso marcaram a formatura da 32ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Ao todo, 936 crianças e adolescentes do 5° ano do ensino fundamental receberam o certificado na quarta-feira (23).  A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal. Familiares, professores, representantes do poder público, legislativo, conselheiros, policiais prestigiaram a solenidade festiva. Essa foi à edição com maior participação de estudantes.

O PROERD desenvolvido nas escolas públicas e particulares é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que as crianças e os adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxílio para as crianças dizerem não às drogas e à violência. Em Toledo, mais de 22 mil alunos já se formaram pelo programa implantado desde 2002.

De acordo com a secretária de educação, Janice Salvador, o programa vem de encontro ao que a escola defende e busca formar. “É ter a criança preparada para a cidadania, vida, para o enfrentamento das dificuldades, ameaças, desafios, e certamente a violência e as drogas compõem esse universo que ela enfrenta”.

Ela lembra que o aprendizado do programa educativo ultrapassa o muro da escola.  “É sustentado em um tripé, Policia Militar, executivo e família. O executivo compreende- se: a escola e toda estrutura educacional. Um programa que visa formação para vida e logo se integra à vivência das famílias”.

A estudante Maria Hermilus, 11 anos, estava entre os formandos. “Eu achei muito legal. Não pode fumar, nem usar drogas e álcool. Expliquei tudo isso para minha mãe”. O colega Rafael Francisco Eckertd de 10 anos, que sonha em ser policial, também conta que aprendeu a lição. “Aprendi sobre as tomadas de decisões, ser confiante, a dizer não às drogas, bem legal esse programa”.

Marcos Gabriel dos Santos, 11 anos, estava animado com a formatura. “Vou ser do exército e o programa ensinou que tem que estudar e saber tomar as decisões certas”, complementa.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária na região, tenente Silveira Junior, esta foi a maior turma já formada no município e Toledo se destaca pelo envolvimento de suas ações. “Só de olhar esse Teatro lotado de alunos e familiares já demonstra a importância deste programa. A companhia tem 99 municípios, e Toledo é o município que promove a maior integração entre comunidade e poder público. O maior investimento é em Toledo. É o único no Paraná que conta com veículo exclusivo e investe na formatura. Estão de parabéns por este compromisso”. Ele explica que o programa é preventivo, desperta o alerta nas crianças com relação aos perigos que terão acesso. Além disso, promove a integração com a comunidade. “A criança passa a ver a polícia não como apenas repressora do crime, mas instituição do Estado que viabiliza todos os poderes constituintes”.

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29