O prefeito Lucio de Marchi entregou, na manhã de segunda-feira (11), as reformas do Terminal Urbano Luiz Grando, uma das intervenções mais importantes realizadas no local nos últimos anos, que garante mais comodidade e conforto aos usuários do transporte público. Os investimentos somam mais de R$ 375 mil.
Na ocasião, a administração também iniciou a integração temporal. A partir de hoje, os passageiros que estiverem se deslocando de um bairro a outro da cidade poderão desembarcar em um ponto central e, com uso do cartão eletrônico, poderão embarcar em outro ônibus sem a necessidade de pagar nova passagem. As ações fazem parte da programação alusiva ao aniversário de 65 anos do município.
A inauguração teve a presença do vice-prefeito Tita Furlan, Duílio Genari representando o deputado estadual José Carlos Schiavinato, secretários, diretores, o vereador Leandro Moura representando o presidente da Câmara de Vereadores Renato Reimann e comunidade.
A obra foi iniciada em junho do ano passado. Foram feitas pintura interna e externa, troca do piso, melhorias na parte elétrica e obras nos banheiros. Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) realizou o recapeamento asfáltico e pintura das faixas. “O transporte público é serviço essencial à comunidade. Os equipamentos implantados oferecem um serviço público de qualidade aos nossos usuários”, disse o prefeito Lucio de Marchi. O vice-prefeito Tita Furlan também enalteceu a importância de investir no transporte público do município.
INTEGRAÇÃO TEMPORAL
O diretor da Sorriso de Toledo Daniel Kopinz destacou que a integração temporal além do conforto para os usuários impacta direto na qualidade vida para as pessoas que utilizam o sistema de transporte urbano. “Com a integração não precisarão passar pelo terminal de ônibus e, com isso, diminuirão o tempo do percurso. Eles têm a opção de desembarcar em qualquer ponto da cidade onde haja a proximidade de cruzamentos das linhas”. Ele lembrou que o usuário precisa fazer o cartão Passe Bem.
Toledo é pioneiro com o sistema de integração temporal. Para ele, outro avanço é a opção que muitos bairros têm mais de uma linha. “A integração permite que os passageiros tenham até uma hora e 20 minutos para pegar outro coletivo sem a necessidade de realizar o pagamento. Por exemplo, quem reside na região do Coopagro e vem até ao Centro, ele tem tempo para retornar sem ter o desconto da segunda passagem”. Ele explicou que também foram instalados dois telões informando os horários das linhas para os usuários. Cerca de 20 mil pessoas usam o transporte público urbano.
“É um ganho a mais para a população. O que nós - enquanto administração -discutimos é tornar o transporte público mais atrativo e uma das formas justamente é proporcionando essa integração temporal diminuindo seu tempo. Com certeza vamos ter condições de atrair mais gente para usar e deixe seu veículo em casa. Só aumentando o número de usuários é que temos condições de mais investimentos, melhorias e condições de ter um serviço conforme a população merece”, complementou o secretário de Segurança e Trânsito João Vianei Crespão. Outra novidade anunciada é o reforço da frota de ônibus. Mais dez veículos devem chegar no primeiro semestre de 2018 adiantou o diretor Daniel Kopinz.