Com a homologação do resultado final do Vestibular 2017/2018 pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR concluiu na tarde desta sexta-feira (12) o processo seletivo. A homologação ocorreu durante coletiva concedida à imprensa, com a divulgação da lista de 5.355 aprovados para as 5.564 vagas de graduação, na sede do NC-UFPR, no Campus Agrárias, em Curitiba. Também participaram do evento a vice-reitora, Graciela de Muniz; o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César; e o coordenador-geral do NC-UFPR, Mauro Belli.
Antes de assinatura, foi realizada uma coletiva de imprensa na qual os participantes avaliaram o processo seletivo. O reitor Ricardo Marcelo destacou o fato de o concurso vestibular ter se desenvolvido com total transparência, de 89,5% dos aprovados serem do Paraná e de as mudanças adotadas -sobretudo em relação às bancas de validação dos cotistas - terem aprimorado o processo. "O processo foi tremendamente tranquilo, sem qualquer tipo de incidentes, e chega hoje com pleno êxito e aperfeiçoado. As poucas mudanças em relação ao ano passado se mostraram positivas, incrementando o processo", comentou.
Listão
Após a homologação, a lista de aprovados foi fixada no mural do Campus, onde pôde ser consultada pelas centenas de candidatos que compareceram para a solenidade, mesmo sob ameaça de chuva. A lista de classificados também foi divulgada no site do NC-UFPR (http://portal.nc.ufpr.br/
Além da Chamada Geral divulgada nesta sexta, o edital do Vestibular 2017/2018 prevê chamadas complementares para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes. De acordo com o calendário acadêmico, os editais das chamadas complementares deverão ser divulgados nas seguintes datas: 29 de janeiro; 27 de fevereiro; e 15 de março. As informações sobre o Registro Acadêmico (matrícula) estão disponíveis no Guia do Candidato. As aulas do primeiro semestre de 2018 começarão em 19 de fevereiro.
Perfil dos aprovados
De acordo com levantamento do NC-UFPR, quase 60% dos aprovados cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.Cerca de 30% dos aprovados no Vestibular 2017/2018 completarão 18 anos em 2018. Do total, em torno de 40% concluíram o Ensino Médio em 2017.Mais de 77% deles são paranaenses; 89,5% residem no Estado. Destes, 53,2% vivem em Curitiba, outros 17,5% moram na Região Metropolitana de Curitiba e, 18,8%, no interior do Estado.Os homens são 51,52% dos aprovados; as mulheres, 48,48%.Dos aprovados, 2.872 são da concorrência geral,2.458 são da lei de cotas e 15 de vagas suplementares (pessoas com deficiência).
Primeiros colocados
Com nota de 908.795, o primeiro colocado na Chamada Geral foi Júlio César Honório Dagostini, que prestou vestibular para Medicina (Curitiba). A segunda colocada, Michelle Li Rong Tan, optou pelo mesmo curso. Ela obteve nota 905.191. Já o terceiro colocado foi Alexandre Raulik Neto, com nota 901.891, que escolheu Engenharia Elétrica. O quarto colocado foi Alexandre Schneider Salgueiro, que optou por Engenharia Mecânica e conseguiu nota 893.032. A quinta colocada, por sua vez, foi Marianna Yamila Gomes Brassaroto, que teve nota 879.659 para o curso de Medicina (Curitiba).
EDUCAÇÃO
UFPR divulga resultado do Vestibular 2017-2018
Reitor Ricardo Marcelo Fonseca elogia transparência e aperfeiçoamento do processo seletivo
Mais lidas
- 1Cordas & Piano transformam Teatro de Toledo em um verdadeiro palácio
- 2Socorro Acioli: Tramas do (Re)Existir
- 3Saúde amplia horário em mais duas unidades de saúde
- 4Conferência estadual define propostas das políticas públicas de igualdade racial no Paraná
- 5Vozes afinadas e alegres marcaram o quinto dia de Festimap
Últimas notícias
- 1ESF Cosmos realiza ação intersetorial com foco no combate ao racismo
- 2Dia do Agricultor terá atividade especial para produtores da pecuária leiteira
- 3Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos
- 4Cirurgia pioneira reconstrói sistema linfático e dá nova vida a paciente com condição rara
- 5Cesta Básica em Toledo fica mais barata em junho de 2025, mas ainda consome quase metade do salário-mínimo