Saúde iniciou o ano dando continuidade nas ações para agilizar atendimentos às gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (27), mais um mutirão será realizado na Central de Especialidades. Quatro médicos ginecologistas estarão mobilizados pela manhã das 7h às 12h. A ação faz parte da Rede Mãe Paranaense, que é uma rede de atenção à saúde materna e infantil da qual o município faz parte. Serão atendidas 51 pacientes, todas gestantes estratificadas como de alto risco.
O médico da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, explica que um médico atenderá das 7h às 12h e os outros três das 8h às 12h. “Precisamos destacar a importância dessa ação dos profissionais que se disponibilizaram a fazer no sábado e agilizar essas consultas. O objetivo da ação é diminuir a demanda das gestantes que esperam na fila por uma consulta, oferecendo o adequado e oportuno acesso, com a qualidade e o respeito que elas merecem”’.
As gestantes devem fazer acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Porém, no sábado (27), elas farão a avaliação e acompanhamento de alto risco. Com essas consultas é possível avaliar, de forma completa e compartilhada, com os profissionais das UBS, toda a formação do bebê, o que é fundamental na condução da gestação, na determinação do momento e local onde o parto deverá ser realizado.