1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

UNILA abre inscrições para o processo seletivo do curso de Música

O número de vagas deste ano foi ampliado de 12 para 15 em razão do não preenchimento das vagas reservadas a estudantes estrangeiros.

22/01/2018 - 14:48


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de graduação em Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Os interessados têm até o dia 5 de fevereiro para preencher o formulário de inscrição disponível no Portal Inscreva. O curso oferece 15 vagas e a seleção será feita em duas etapas: de acordo com a nota do Enem e o desempenho em prova de habilidades específicas. O edital do processo seletivo pode ser acessado no site da UNILA.

Música é o único curso da UNILA que não utiliza o SISU para a seleção de estudantes. O número de vagas deste ano foi ampliado de 12 para 15 em razão do não preenchimento das vagas reservadas a estudantes estrangeiros.

Somente os estudantes que fizeram o Enem/2017 podem disputar as vagas. A UNILA reserva 52% das vagas em seus cursos para estudantes de escolas públicas, de acordo com diferentes cotas. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 8 de fevereiro, na página da Universidade.

O curso de Música se divide em duas ênfases: Pesquisa em Música e Práticas Interpretativas (formação em canto, criação musical, percussão, piano ou violão). Na inscrição, o candidato deverá apontar a ênfase e formação de sua preferência, mas a banca de seleção poderá determinar ênfase diferente, visando ao melhor aproveitamento das vagas ofertadas.

Para a segunda fase da seleção, o candidato deverá anexar um vídeo (prova de habilidades específicas), com duração de 5 a 10 minutos, e preencher uma carta de apresentação, na qual deve justificar a ênfase e/ou formação de sua preferência e relatar sua experiência e conhecimentos musicais prévios. O conteúdo do vídeo varia de acordo com a ênfase escolhida - as normas e os critérios de avaliação também estão disponíveis no edital.

O resultado final será divulgado no 23 de fevereiro e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 1º e 2 de março.

O curso

A graduação em Música da UNILA tem duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de performance para violão, canto e piano.

O diferencial do curso é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.

A carreira é caracterizada pela ênfase na pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação destas culturas musicais e suas particularidades.

Sem nome %281144 x 250 px%29