1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Vigilância e assistência evitam mortes por dengue

Os nove municípios da região de Foz do Iguaçu (9ª RS) registraram este ano 74 casos graves de dengue, sendo 50 de febre hemorrágica de dengue e 24 de dengue com complicação. Segundo o superintendente de vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o trabalho de aliar a vigilância e a assistência aos doentes foi determinante para que todos os casos evoluíssem para a cura. “A região de fronteira geralmente é de difícil controle pela grande circulação de pessoas. No entanto, as equipes estão trabalhando de maneira ostensiva o ano inteiro”, disse.

13/06/2011 - 16:58


Na semana anterior, a coordenadora da divisão de doenças transmitidas por vetores, Jaqueline Finau, e o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan, estiveram na região para assessorar os técnicos e supervisionar o trabalho que vem sendo realizado. “O trabalho em equipe está sendo determinante para evitar que as pessoas morram por dengue. A vigilância fez a sua parte de orientar a população e notificar os casos, e a assistência, de acompanhar todos os doentes e tratá-los de maneira satisfatória”, disse Trevisan.

Números

A partir do mês de junho, a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar os informes da dengue quinzenalmente, sempre às segundas-feiras. De acordo com o informe divulgado nesta segunda-feira (13), foram contabilizados até o momento 25.099 casos confirmados da doença, sendo 24.555 autóctones em 136 municípios do Estado.

Destes, 38 municípios foram considerados em situação epidêmica, ultrapassando 300 casos por 100 mil habitantes. Esses municípios concentraram 23.540 casos (93,8% dos casos do estado) e as 14 mortes ocorridas. São eles: Porecatu, Jataizinho, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Capitão Leônidas Marques, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja, Cambará, Lidianópolis, Ibiporã, Londrina, São Miguel do Iguaçu, Uraí, Quarto Centenário, Ribeirão do Pinhal, Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu, Nova Olímpia, Assaí, Altônia, Nova Fátima, Santo Antônio da Platina, Guaíra, Quinta do Sol, Rolândia, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Jaguapitã, Rancho Alegre, Bandeirantes, Carlópolis, Itambaracá, Joaquim Távora, Leópolis, Andirá e Cambé.

 

Da Assessoria - AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29