1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Sebrae faz mutirão para esclarecer dúvidas sobre declaração anual dos MEIs, no Oeste do PR

Orientação é para que o microempreendedor não deixe para acertar as constas com o fisco na última hora

21/02/2018 - 14:33


O prazo para a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), iniciou em 22 de janeiro. Para auxiliar os microempreendedores, o Sebrae/PR vai realizar consultorias e capacitações nos canais de atendimento nas Salas do Empreendedor também na região Oeste do Paraná. Em todo o Paraná serão 92 municípios com ações alusivas na semana que vai de 26 de fevereiro a 2 de março para esclarecimento de dúvidas e informações adicionais. Na região, haverá atividades em Maripá, Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Pinhão, Assis Chateaubriand, Brasilândia, Cafelândia, Cascavel, Céu Azul e Corbélia.

Em dias, horários e locais específicos, os empresários enquadrados nesta categoria podem tirar suas dúvidas e evitar o retrabalho no momento de preencher o formulário. A declaração é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente. “O microempreendedor individual deve informar a receita bruta total do ano de 2017; receita bruta no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual e se teve empregado durante o período abrangido pela declaração”, reforça o consultor do Sebrae/PR, Willian Tomaz.

Para que não fiquem dúvidas na hora de realizar a declaração, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas para consultá-las no momento da declaração. Por isso, é importante que o microempreendedor que precise de auxílio nas Salas do Empreendedor, que leve estes documentos agilizando assim todo o processo. O prazo de envio é até as 23h59 do dia 31 de maio, lembrando que nesta data será feriado de Corpus Christi e, portanto, não haverá expediente nas Salas do Empreendedor.

“É importante não deixar para a última hora. Todas as Salas do Empreendedor nos municípios já estão atendendo os MEIs, isso significa que o auxílio na declaração não será concedido apenas às cidades onde haverá treinamentos e naqueles dias pré-estabelecidos”, esclarece o consultor.

Quem deixar de entregar ou não entregar no prazo vai pagar multa e poderá ter o cancelamento de benefícios como cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a crédito bancário.

Os microempreendedores individuais têm duas possibilidades para pagar o Documento de Arrecadação Simplificada do MEI. Por pagamento online do tributo ou pelo agendamento por débito automático.

Para consultar os horários e locais das ações realizadas pelo Sebrae na região basta acessar o site do Sebrae ou pelo telefone 0800 570 0800.

Além de esclarecer dúvidas sobre a declaração, o Sebrae/PR vai apresentar durante esta semana soluções para auxiliar os MEIs na gestão e desenvolvimento dos negócios.

Sem nome %281144 x 250 px%29