1144x150 %284%29

ESPORTES

Adetur e associações de pesca se reúnem para realizar 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva

A iniciativa conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio técnico do curso de Engenharia de Pesca, da Unioeste, campus de Toledo.

22/02/2018 - 15:04


A Adetur, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas e Caminhos realizou na tarde desta terça-feira (20), na sede do Conselho dos Lindeiros, em Santa Helena, uma reunião de alinhamento final para o 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. Estiveram presentes na ocasião, a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos e representantes das associações de pesca que sediarão o Ranking. A iniciativa conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio técnico do curso de Engenharia de Pesca, da Unioeste, campus de Toledo.

O principal objetivo do Ranking é promover e popularizar a Pesca Esportiva no Lago de Itaipu, integrar os pescadores esportivos da região através da disputa saudável e amistosa em contato com a natureza e aliados ao respeito pelo meio ambiente, difundir e potencializar ainda mais os principais torneios na modalidade de tucunaré realizados no Lago de Itaipu e destacar os melhores pescadores esportivos do ano. O evento premiará com troféus as dez melhores equipes, das quais as três melhores colocadas receberão também premiação em dinheiro. A competição é realizada exclusivamente na modalidade de tucunaré e terá como local de realização o Lago de Itaipu.

A secretária executiva da Adetur, Dayane Passos, explica que dentre os principais assuntos discutidos estiveram a aprovação do regulamento, confirmação do patrocínio da Itaipu Binacional, valor e procedimentos da inscrição e a definição da dinâmica do Ranking que passa a ser composto por sete etapas, das quais uma poderá ser descartada pelas equipes participantes. “A comissão organizadora atendendo alguns pedidos de pescadores que participaram da edição anterior decidiu manter a última etapa, que antes era só festiva, como evento válido para pontuação do Ranking. Entendemos que a premiação fosse entregue no mesmo dia do evento, isso faz com que haja mais participação das equipes. Outro fator também discutido e aprovado pela comissão foi validar essa última etapa considerando que teremos então sete eventos. A equipe participante terá mais uma oportunidade de somatória, podendo descartar o evento que menos pontuar”, frisa.

O secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Município de Mercedes, Edson Vilar, avalia positivamente a reunião. Segundo ele, é necessário que a competição esteja alinhada, seguindo as mesmas regras em todas as etapas, facilitando tanto para os pescadores, quanto para os organizadores dos eventos. “A preocupação é de contribuirmos naquilo que é possível, para que realmente o evento cresça cada vez mais e divulgarmos o nosso potencial de pesca do Lago de Itaipu. O turismo de pesca é muito forte, são grandes eventos que acontecem de Guaíra à Foz do Iguaçu e o Ranking vem somar aos principais eventos da modalidade do tucunaré e também premiar os melhores pescadores”, salienta.

O presidente do Clube de Pesca Esportiva Marechal, Odair Rossetto, destaca que a reunião é necessária para alinhar e finalizar detalhes para melhorar ainda mais a próxima edição. “Trazemos as ideias que os pescadores nos repassam e colocamos em discussão. A organização acata o que é bom para o evento, aprovado sempre pela maioria. A primeira edição do Ranking já foi um sucesso, agradando aos pescadores, a expectativa para 2018 é que seja ainda melhor”, afirma. 

Na ocasião também foi entregue aos representantes das associações o Calendário 2018 de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. O calendário é composto por 26 torneios, os quais envolverão oito Municípios, com torneios na modalidade de corvina e tucunaré. Os eventos de pesca serão realizados em toda a extensão do Lago de Itaipu, valorizando os melhores pontos de pesca. Conforme Odair Rossetto, o calendário é ideal para fazer a divulgação de todos os torneios de pesca que acontecem no Lago de Itaipu. “Com esse material em mãos, os pescadores se programam para o ano todo”, finaliza.

Confira as etapas do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu:

1ª: Santa Terezinha de Itaipu – 16 e 17 de março: 5ª Pesca Internacional ao Tucunaré

2ª: Santa Helena – 05 e 06 de maio: 7º Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré e Expo-Pesca

3ª: Foz do Iguaçu – 25 de agosto: Torneio Aberto de Pesca ao Tucunaré Entre Amigos do ICLI

4ª: Marechal Cândido Rondon – 08 e 09 de setembro: 12º Torneio de Pesca Marechal ao Tucunaré

5ª: Missal – 05 e 06 de outubro: 8º Torneio Aberto Internacional de Pesca ao Tucunaré

6ª: Mercedes – 17 e 18 de novembro: 14º Torneio de Pesca à Corvina e Tucunaré

7ª: Santa Helena – 01 e 02 de dezembro: 2º Torneio de Pesca Esportiva de Verão e entrega da premiação do Ranking Regional.

Sem nome %281144 x 250 px%29