1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Colégio La Salle completa 61 anos, neste domingo

A história educacional do La Salle Toledo se mistura com a história do desenvolvimento da região

25/02/2018 - 15:16


 

Neste domingo (24), o Colégio La Salle Toledo completa 61 anos de história. Os princípios de formação integral da época ultrapassam o tempo e permanecem vivos no cotidiano da comunidade lassalista. E é este espírito que move o colégio para constante renovação, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para cada tempo.

O diretor do Colégio La Salle de Toledo, Alvaro Wermann conta que a história do Colégio conta muito do desenvolvimento de Toledo e Região. “Falar da história educacional do Colégio é falar de como esta região cresceu e se desenvolveu, ontem e hoje. Formamos profissionais de todas as áreas, temos ex-alunos que são empresários, advogados, médicos... e o mais importante, profissionais que primam pela ética e o compromisso com a comunidade”.

As metodologias mudam ao longo do tempo, mas os princípios e valores humanos se mantêm. “Hoje quando falamos em metodologia, construção do conhecimento... estamos falando em conexões de informações. Não usamos apenas um livro didático como base da nossa formação. Promovemos diversas fontes, para que o aluno seja capaz de conectar conhecimentos e sistematizá-los. Trabalhamos focados no desenvolvimento das habilidades e competências do aluno. Isso tudo é um processo de estudo e atualização permanente, mas o que não muda é o nosso compromisso com o ser humano. O conhecimento vai além das competências científicas, ele passa pela formação humana e empática, porque acreditamos que isso pode transformar as pessoas e a sociedade”.

Reencontro

De um encontro casual entre amigos e ex-colegas formandos de 1967, Germano Zeni e Roberto Bespalez Filho, nasceu a ideia de reunir os colegas e partilhar memórias e também, conhecer em que homens e profissionais se transformaram.

Em 1967, 26 rapazes vindo de diversos lugares da região formavam-se e se preparavam para a vida profissional. O hoje dentista, pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade de São Paulo, Dr. Roberto Bespalez Filho conta a alegria de reencontrar os colegas. Eles têm um encontro marcado, neste sábado (24), às 9h30, nas dependências do Colégio La Salle. “Temos colegas que nos deixaram precocemente, alguns se encontram com problemas de saúde, alguns por motivos alheios a sua vontade não podem participar e outros residem fora do Brasil. Após muita luta, com ajuda de outros colegas conseguimos confirmar a presença de 15. Este será nosso primeiro encontro de turma em 50 anos, não tenho palavras para expressar a emoção que vamos vivenciar”.

Os ex-alunos não esqueceram daquele que foi uma referência nas suas vidas, o ex-diretor e professor Claudio Helter, conhecido por todos como Irmão Jorge Caio, hoje residente em Carazinho, Rio Grande do Sul que mandou a seguinte mensagem aos ex-alunos: “Alô, La Salle de Toledo aos ex-alunos do nosso querido La Salle os atuais Diretor  e Professores alunos um grande abraço. Dr. Roberto Bespalez a todo o grupo que vai se reunir (...), um cordial abraço, fico feliz pela realização de todos  como profissionais e como  cidadãos. Deus os abençoe um grande abraço de Claudio Helter, vulgo Irmão Jorge”

Dr. Roberto Bespalez Filho manifesta sua gratidão pela formação que recebeu. “Não poderia deixar de agradecer a família La Salle, hoje representada pelo Diretor Álvaro Luiz Wermann, pela dedicação, pela educação, pela formação e pela maneira que nos orientaram a termos uma vida digna e honesta, onde podemos nos orgulhar de dizer: eu fui um aluno do Colégio La Salle

Formamos lideranças

Ao longo dos 61 anos do Colégio La Salle muitos profissionais tiveram a base para seu perfil profissional, na metodologia e filosofia lasallista. Um deles é o atual presidente da Cooperativa Frimesa, Valter Vanzella.

A lembrança de uma época onde o acesso a educação não era uma garantia a todos, Vanzella lembra como a formação recebida impacta até hoje na sua vida. “Hoje percebo o quanto aprendi no Colégio La Salle, foi uma base fantástica. Por exemplo, todos os sábados havia Sessão Cívica, onde os alunos aprendiam a falar em público. A primeira vez em que participei, fui declamar uma poesia. Logo no primeiro verso não consegui falar mais nada, aí o Irmão que coordenava a minha turma falou, “agora você vai participar três vezes das outras turmas, para quebrar esse trauma senão, nunca mais na vida, você conseguirá encarar o público. Hoje percebo a facilidade que tenho em me expressar em público, porque o Colégio me moldou para isso. No colégio La Salle, além do Ginásio da época, fiz ainda o Curso Técnico em Contabilidade”.

A formação integral recebida no Colégio La Salle contribuiu para formar o líder Valter Vanzella. “Creio que tive, inclusive, uma certa liderança, pois fui presidente da Comunidade Estudantil La Salle. Na formatura de Contabilidade fui o orador da turma. Então eu acredito que fui um aluno com uma certa expressão. Depois, na vida, em função disso, eu exerci a função de Contabilista durante muitos anos. Em 1985, aos 34 anos entrei para o cooperativismo, tão logo assumi a direção da Sudcoop, que hoje é a Frimesa. Hoje percebo a importância do sistema cooperativista, após doze anos de presidência frente a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e vinte e um anos de presidente da Frimesa. E nessas mais de três décadas frente as cooperativas posso afirmar que, o que aprendi no La Salle, foi a base necessária para ter uma postura da qual não me arrependendo. Todo esse tempo, eu acredito, que tenha a ver com a base que eu trouxe”.

Formação Integral

O empresário, Germano Zeni também é formando da mesma turma e recorda com carinho os aprendizados da época. “Lembro das lições de matemática e o incentivo a leitura, isto contribuiu muito na minha vida profissional, mas também a determinação e organização são vitais para a vida pessoal”.

Zeni destaca a importância de aliar valores e qualidade de ensino. “A formação escolar é tão importante quanto a familiar, na formação e desenvolvimento do ser humano, como é indispensável a implementação de conceitos modernos de aprendizado, aliado ao avanço tecnológico, com bons mestres e adequada estrutura de instalações e mestres”.

O ex-aluno manifesta o orgulho de todo o estudante lassalista. “Quero manifestar meu reconhecimento e gratidão pelo que recebi da instituição La Salle de Toledo. Muito de minha formação cultural devo aos professores da época. Aproveito a oportunidade para após 50 anos, dizer a todos eles, Muito Obrigado”.

O diretor do Colégio La Salle de Toledo, Álvaro Wermann conta da satisfação de receber os ex-alunos. “Neste tempo se passaram tantas pessoas, professores, alunos, famílias inteiras. É uma alegria saber que o Colégio faz parte da história da nossa comunidade. Quantos profissionais de Toledo e Região tiveram sua base inicial aqui dentro, e hoje, trazem seus filhos, netos para da sequencia a esta história. São bem vindos os formandos de 1967, e desejamos que os formandos de todos os tempos sintam-se a vontade para nos visitar. Esta casa ainda é deles”.

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29