1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

TECNOLOGIA

App “Estacione Legal” completa um mês em Toledo

Motoristas que conhecem o aplicativo aprovam o sistema, porém poucos conhecem o aplicativo

04/03/2018 - 17:14


Há um mês a Prefeitura implantou o aplicativo ‘Estacione Legal’. A ferramenta está auxiliando os motoristas no uso do Estacionamento Regulamentado de Toledo (Estar). O Supervisor Administrativo do Estar, Helio de Jesus Santana, disse que o município tem colhido bons resultados e que as pessoas estão gostando de utilizar o app.

“O objetivo do aplicativo é levar uma comodidade maior ao usuário, ao invés de comprar o cartão com o agente ele compra o crédito. Do local que estiver pode ser acionado por meio da placa do veículo. A compra do crédito é feita pelo CPF”, explica o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão.

Segundo ele, o crédito pode ser comprado com os agentes do Estar, e nos 32 estabelecimentos credenciados para a venda. A empresa que faz o gerenciamento do Estar cedeu o aplicativo esse ano para que o município teste e verifique a adaptação das pessoas. O próximo passo é investir na divulgação do aplicativo para que mais usuários possam usufruir do sistema.

Funcionamento

O Guarda Municipal Cosmo Morais falou da facilidade tanto para o usuário do sistema, quanto para o GM. “Ao invés da pessoa vir todo dia, só vem uma vez por semana para comprar o crédito. Pra nós também facilita, pois a responsabilidade passa a ser de cada um. Eles é que irão lançar o crédito no veículo estacionado. Além disso, também fica mais fácil a questão do troco, pois quem tem o app geralmente compra créditos de R$ 5, R$ 10 ao invés do cartão avulso”, explica.

Ele demonstrou a praticidade para verificar a condição de cada veículo estacionado. Com o uso do app, ao invés de perder tempo procurando o cartão, que às vezes fica num lugar não tão aparente dentro do veículo, basta lançar a placa no sistema. O status de quanto tempo resta na vaga aparece imediatamente no celular do agente de trânsito.

Comércio

Os comerciantes da região central aprovaram a proposta do aplicativo. “Eu acho que para nós comerciantes que não temos tempo para correr atrás do guarda municipal esse app vem nos ajudar a ganhar tempo, além de ser uma inovação muito importante para a cidade”, avaliou a empresária Solange Dorini.

Cautela

Apesar dos GMs e dos pontos de venda divulgarem o serviço para os usuários, muitos ainda preferem esperar para “sentir” a eficiência do novo sistema. “O pessoal ainda está aguardando, muitos continuam comprando os cartões. Nós estamos divulgando, mas acho que o pessoal vai começar a usar mais quando não tiver a opção dos cartões”, comentou o gerente de uma farmácia onde funciona um dos pontos de venda do Estar, Tadeu Scholler.

IOS

Por enquanto o aplicativo funciona apenas nos celulares e dispositivos com o sistema Android. Mas já chamou a atenção de outros usuários. “Assim que soube do app procurei verificar a veracidade da informação e como poderia instalar o aplicativo. Foi então que fiquei sabendo que não estava disponível para o sistema IOS. Mas assim que disponibilizarem eu serei um que vou optar pelo serviço, devido a praticidade e comodidade. Nos grandes centros isso já é normal”, garantiu o profissional autônomo Mario Cezar Palma.

COMO TER ACESSO

Para ter acesso o motorista precisa baixar o aplicativo ‘Estacione Legal’, lembrando que o sistema só funciona nos aparelhos android. Em seguida, é necessário inserir créditos em uma unidade de venda. Clique aqui e conheça os pontos de venda. Para o funcionamento do aplicativo é preciso ter acesso a internet móvel. De acordo com o sistema, a tolerância para o Estar é de 15 minutos posterior ao uso do cartão sendo que será concedida ao usuário apenas uma vez ao dia.

Sem nome %281144 x 250 px%29