Um dos ícones da literatura latino-americana, o escritor colombiano Gabriel García Márquez, foi homenageado pelo Google nesta terça-feira (06) com um doodle – ilustração colorida – em comemoração a data a qual celebraria seus 91 anos de idade. O doodle foi criado pelo artista Matthew Cruickshank e representa a aldeia mágica de Macondo, criada pelo autor no romance Cem Anos de Solidão, de 1967. Cheio de elementos fantásticos, o livro conta a história da família Buendía e é considerado por muitos a obra mais célebre de Gabo.
O escritor, chamado carinhosamente de Gabo, ganhou o Nobel de Literatura em 1982 e é considerado um dos maiores escritores do século XX. Traduzidas para 35 idiomas, as narrativas de Gabo retratam os problemas sociais da América Latina misturados a elementos de fantasia. Cem Anos de Solidão é o maior exemplo de gênero literário do realismo mágico, movimento que mistura o real e o imaginário.
Dentre outras narrativas consagradas está O Amor nos Tempo do Cólera, de 1985 e Crônica de uma Morte Anunciada, de 1981.
García Márquez nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1927. Também conhecido pelo seu trabalho como poeta, jornalista e roteirista, Gabo morreu em abril de 2014, na Cidade do México.