Nesta quarta-feira (14) às 11h30 no Palácio do Iguaçu em Curitiba, o governador Beto Richa fará o anúncio da inclusão de Toledo nas rotas da Companhia Aérea Azul. A possibilidade foi confirmada diante a redução na alíquota de ICMS.
Com o acordo a ser assinado neste ato, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, vai voltar a receber um voo diário. O Governo do Estado firmou uma parceria com a Azul que dá incentivos fiscais conforme a empresa adote novas rotas nos aeroportos do Paraná. O primeiro foi o de Ponta Grossa, onde companhia aérea implantou voos em 2016. Com a redução na alíquota de ICMS, Toledo terá a garantia de operação da companhia no município.
O prefeito Lucio de Marchi disse que essa é uma conquista do povo de Toledo. Ele destacou e agradeceu a todos os gestores anteriores, empresários, entidades de classe e membros da sociedade que de alguma forma colaboraram nesse processo até agora. “Essa conquista já era esperada há algum tempo, mas dentro do nosso planejamento. Fizemos e estamos fazendo investimentos significativos no aeroporto por conta de diligências da Anac. Só no cercamento são aproximadamente R$400 mil, mais R$1,6 milhão para o recape da pista, a iniciativa privada também está construíndo nove hangares. Ou seja, estamos cada vez mais próximos de ter uma companhia aérea operando voos comerciais. Com isso Toledo consolida ainda mais o seu papel no desenvolvimento regional”, salienta.
O Chefe de Gabinete lembrou que a redução da alíquota do ICMS era um fato condicionante para que a Azul operasse em Toledo. “Fizemos um processo de solicitação junto ao Governo do Estado e agora temos a chancela positiva. É um momento histórico importante no processo, mesmo fazendo parte de nosso planejamento”, ponderou Alceu.
Ele comentou os desafios. “Temos muito o que fazer para concluir as adequações necessárias, mas agora temos a certeza de que podemos investir no aeroporto, pois teremos o retorno esperado”.