1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Colégio Attílio Fontana comemora sucesso do projeto construindo a paz através da música

Um festival reunindo músicas que marcaram época e envolvendo as disciplinas de filosofia, história, arte e língua portuguesa. Este foi o resultado do projeto Construindo a Paz Através da Música, realizado pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração, do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana (CESAF), em Toledo.

15/06/2011 - 13:45


O festival aconteceu no Centro de Eventos Reni Refosco e reuniu um público de mais de 700 pessoas só no período da manhã. Na platéia, reuniram-se aos colegas do CESAF os alunos dos Colégios Estaduais Jardim Europa, Ayrton Senna da Silva, e do Colégio Estadual Pio XII, de Maripá.
O professor João Luis Schommer, que coordenou o projeto, afirma que os alunos assumiram a organização do evento e que isso contribuiu para unir a turma. “Eu deixei livre a escolha das músicas, e com elas a gente foi trabalhando. Primeiro nós estudamos em grupo, e a partir daí começamos a ensaiar para apresentar o projeto”, explica João Luis. “O professor deu a idéia do projeto, a gente escolheu as músicas, se uniu e conseguiu montar tudo”, relata o aluno Gilliardi Ivan Garcia da Silva.
Na apresentação, as músicas são dubladas e o que mais encanta é o figurino e as performances. Os professores também entram na dança, participando de vários números musicais. Para os alunos, esta é uma forma de expressar suas opiniões. “Não tem nem muito que falar sobre a música, ela expressa tudo, fala pela gente”, opina Gilliardi.

Correspondência
O festival foi exibido nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, mas o período matutino reservou um momento especial. “No decorrer deste projeto surgiu a idéia de trocar correspondências com os alunos do Colégio Pio XII, de Maripá”, relata João Luis, “Essa foi uma maneira de fazer um intercâmbio de comunicação entre os alunos”, completa.
Convidados para o festival, os alunos do Colégio Estadual Pio XII puderam conhecer pessoalmente os estudantes com quem se correspondiam. Uma maneira diferente de fazer amizade, em nossa época marcada pela agilidade das informações e pelos relacionamentos virtuais. “Achei mais interessante escrever uma carta que um e-mail, parece que a gente fica mais ansiosa para conhecer a pessoa com quem está falando”, comentou a aluna Gabriela Tainá Grando.

Agenda
Quem perdeu o festival do projeto Construindo a Paz Através da Música, terá outras oportunidades para assistir as performances dos alunos e professores do Colégio Attílio Fontana. Isto porque eles foram convidados para se apresentar na próxima sexta-feira (17), no Colégio Estadual Jardim Maracanã, em Toledo, e no dia 1 de julho, em Maripá. O grupo ainda participa do Turismo Rural de Maripá no dia 01 de setembro.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29