1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Brasil é primeiro país sul-americano a integrar Rede Global para Inovação

Aliança do PTI com grupo dos Estados Unidos foi firmada nessa semana em Foz do Iguaçu

15/03/2018 - 23:22


Nessa terça-feira, 13, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) assinou mais uma aliança internacional rumo ao desenvolvimento sustentável da região. Durante uma visita de cinco dias, os fundadoresIncubadora de Tecnologias Limpas de Los Angeles (LACI) e Rede Global para Inovação (NGIN) conheceram os projetos e trabalhos do PTI e Itaipu e estreitaram o relacionamento de Foz do Iguaçu com a Califórnia, nos Estados Unidos.

“A LACI é uma das mais importantes incubadoras de tecnologias sustentáveis do mundo. E nós temos o objetivo de transformar o PTI num dos mais importantes parques de tecnologias sustentáveis, nos temas: energia, água e alimentos. Então, temos que ter bons referenciais”, analisou o Diretor Superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig.

A empresa estadunidense é especialista em identificar talentos locais, oferecer treinamentos e em inserir empresas no mercado de trabalho. A partir disso, eles formaram a Rede Global para Inovação (NGIN, na sigla em inglês), que agora abrange dez países. O PTI foi convidado a fazer parte dessa rede e passa a ser o primeiro representante da América do Sul.

Um dos conceitos a ser explorado e desenvolvido com a união das organizações é a “metrópole trinacional”, formada por Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). “Eles vão nos dar insights sobre como podemos evoluir o conceito da nossa metrópole, e como essa região pode se tornar uma das mais importantes do mundo em tecnologias sustentáveis”, considera o diretor.

“Além disso, estamos elaborando uma agenda de ações, frutos dessa parceria. Em setembro, queremos organizar uma Conferência Internacional com parques tecnológicos e incubadoras. Também vamos ajudar a desenvolver a incubadora daqui e trabalhar com estratégias que desenvolvam a economia dessa região”, explica o co-fundador da LACI, Fred H. Walti II.

“Precisamos nos conhecer. Nós queremos transformar esse território num grande laboratório vivo de uso de tecnologias sustentáveis. Vamos aprender muito, já que a Califórnia é sempre um estado pioneiro em sustentabilidade nos Estados Unidos”, complementa Wahrhaftig.

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil

 

Sem nome %281144 x 250 px%29