1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

UFPR inaugura nova sede do campus Toledo, doada por empresários e projetada por equipe da universidade

Com a obra, a área do campus alcançará 9 mil metros quadrados.

22/03/2018 - 13:54


A Universidade Federal do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (21) a nova sede do Campus Toledo, com estrutura ampla e moderna para atender ao curso de Medicina - o único ofertado no local. O prédio, doado pelos empresários Luiz e Carmen Donaduzzi, é o primeiro empreendimento do Parque Científico e Tecnológico de Biociência – Biopark. O projeto foi desenvolvido por técnicos e professores da UFPR, levando em conta as especificidades dos cursos da área da saúde.

“A Universidade Federal do Paraná é uma referência de qualidade no país e no exterior. A certidão de excelência no ensino, pesquisa e extensão é um compromisso que tem que ser trazido junto com o processo de expansão”, destacou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante a solenidade de inauguração.

O reitor afirmou que nas circunstâncias atuais de cortes no orçamento das universidades públicas, que afetam os investimentos em obras, é uma conquista inaugurar a nova estrutura do campus. “Viabilizar esse espaço de qualidade é algo que não tem preço. O investimento do senhor Luiz e da dona Carmem Donaduzzi é generoso e terá efeitos imensuráveis. Poucas pessoas têm ousadia de sonhar e materializar o sonho. A UFPR se orgulha de estar no Biopark e fazer parte desse sonho”, disse.

Luiz Donaduzzi, fundador e presidente do Biopark, ressaltou os objetivos do projeto: “Este é o primeiro bloco do Biopark. A única maneira que eu vejo de conseguirmos avançar é gerando trabalho e fazendo com que as pessoas que estão na base da escala social tenham acesso à universidade de excelência, que entregue o que o mercado precisa”. A obra foi construída com recursos próprios do casal Donaduzzi, que doou o prédio à UFPR.

O prédio possui dois blocos interligados e três pavimentos. Inicialmente, serão ocupados 4,6 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas.

Com a obra, a área do campus alcançará 9 mil metros quadrados, planejados com a participação de estudantes, docentes, gestores e profissionais de arquitetura e engenharia da instituição.

A sede está ativa desde o início do ano letivo de 2018. Inicialmente, cinco turmas do curso de Medicina, totalizando 150 alunos, utilizam o espaço.

No mês de junho, está programada a entrega de mais 850 metros quadrados, onde funcionarão o refeitório e as salas dos professores. A nova sede também terá área administrativa e um centro de eventos.

Sonho realizado

“Há exatos dois anos, iniciamos as atividades do curso de Medicina. No caminho encontramos esse casal visionário com o sonho de construir um parque tecnológico e agregar valores e qualidade de vida às pessoas que aqui residem”, afirmou a diretora do campus Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues. “É compromisso da universidade e de toda a equipe formar cidadãos éticos, críticos, competentes e que atuem como agentes de transformação da sociedade. O senhor Luiz e a dona Carmem são agentes de transformação e esse legado ficará para sempre aqui.”

Para a coordenadora do curso de Medicina do campus Toledo, Naura Tonin Angonese, a estrutura oferece condições para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. “Até o final da primeira turma teremos 360 alunos utilizando o espaço. Pretendemos também que a unidade esteja voltada para a reciclagem de profissionais da saúde, por meio do nosso centro de simulação”, afirmou.

“Estamos inaugurando um novo paradigma da relação público-privada, com transparência, em que todos saem ganhando. Essa história foi escrita a muitas mãos e corações. Para nós é um orgulho”, disse o ex-reitor Zaki Abel Sobrinho.

O prefeito do município de Toledo, Lucio de Marchi, lembrou o empenho e a união para a concretização da obra: “Muitas mãos se uniram para viabilizar a universidade e consolidar o polo universitário em Toledo”.

O diretor de apoio aos campi avançados da UFPR, Helton José Alves, destacou o futuro do campus com a expectativa de abertura do hospital regional. “Nesta semana, acompanhamos na Ebserh, em Brasília, a assinatura do protocolo de intenções para adesão ao hospital. Nos comprometemos a iniciar um processo de abertura. Para o curso de Medicina será uma conquista, já é um sinal dessa parceria forte e duradoura”.

Campus Toledo

A UFPR aderiu ao Programa de Expansão do Ensino Médico do MEC, para implantação do segundo curso de Medicina da instituição, em 2013. Após avaliações, o município de Toledo foi escolhido, em função do sistema de saúde e localização estratégica.

O Campus da UFPR foi criado em 2014, com a doação de área pelo município. As atividades do curso começaram em março de 2016.

A instalação cedida inicialmente pela cidade era capaz de acolher até 120 estudantes, com plano de ocupação por dois anos.

O campus conta com 28 professores e oito servidores técnicos. Trinta novos alunos aprovados no vestibular 2017/2018 para o 1º semestre ingressaram no mês de fevereiro.

A graduação adota uma estratégia moderna, com ensino baseado na comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, seguindo Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Medicina definidas pelo Ministério da Educação.

Os alunos também têm aulas práticas em unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico de Toledo. Em contrapartida, a cidade ganhou uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região oeste do Paraná.

Sem nome %281144 x 250 px%29