Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Idosos participam da caminhada de conscientização contra violência

“Amor, sim. Violência, não”. Este foi o grito de guerra dos cerca de 300 idosos que participaram nesta quarta-feira (15), da 1ª Caminhada do Dia de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa. A passeata teve início por volta das 9h15, na rua Barão do Rio Branco, seguindo até a avenida Maripá, no centro de Toledo. Estiveram presentes idosos dos 39 grupos organizados,  representantes dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do município, além de autoridades e população local.

15/06/2011 - 14:51


A caminhada é uma realização do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Toledo.
Essa é a primeira caminhada e a secretária de Assistência Social, Ires Damian Scuzziato, destaca que o evento superou todas as expectativas. “Como é a primeira, não tínhamos noção de adesão dos idosos, mas o evento foi movimentado, eles vieram, contribuíram e participaram. Estiveram presentes para valer os seus diretos. A caminhada foi um sucesso e esperamos novos encontros, deste tipo, em Toledo”.
O presidente do Conselho dos Direitos Municipais do Idoso de Toledo, pastor Edgar Ravache, avalia de forma positiva o evento e observa a alegria dos idosos nesta primeira caminhada, que visa o combate à discriminação ao idoso. “Podemos ver alegria estampada nos rostos deles, a felicidade e a motivação de estar presente e estar representando cada idoso, cidadão de Toledo. É gratificante ver o sorriso, a multidão e a motivação de saírem de casa, caminhar algumas quadras. Fico muito feliz pelo resultado”.
No total foram cerca de 40 minutos de caminhada, onde os idosos seguiram com cartazes com exclamações sobre seus diretos, abaixo à discriminação e violência contra eles. Além desse tipo de manifestação a Secretaria de Assistência Social, durante o percurso, distribuiu panfletos sobre o Dia Mundial de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa.
Centros
Atualmente o município de Toledo conta com cerca de 15 mil idosos, 39 grupos organizados e dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs).
A coordenadora do Certi do Coopagro, Santina Campos, comenta que é muito importante esta ação, que visa a participação do idoso. “Eles se sentem importantes com esta ação. É interessante desenvolver ações como essa e o município tem feito um trabalho excelente quando se fala de idosos, um exemplo disso, são os CERTIS, onde se encontram cerca de mil idosos cadastrados. Eles participam de diversas atividades, fazem exercícios físicos, artes plásticas e amizades”.
15 de junho
Violência contra o idoso é crime. Para tentar conscientizar e diminuir os casos de maus tratos e agressões contra idoso seja ela física, moral, sexual ou verbal, o dia 15 de junho foi marcado como o Dia Mundial de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa.
No Brasil, os índices de agressões e maus tratos contra o idoso têm aumentado a cada dia. Na pesquisa divulgada em 2007, realizada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Brasília, cerca de 2,5 milhões dos 18 milhões de idosos do país, sofreram algum tipo de violência. O número, conforme o Governo do Estado, vem aumentando significativamente.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29