Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ESPORTES

Atletas de Toledo conquistam 12 medalhas no Campeonato Nacional de Badminton

A competição reuniu 332 atletas de 17 estados brasileiros em quatro dias de disputas no Ginásio Alcides Pan

26/03/2018 - 09:36


A I Etapa do Campeonato Nacional de Badminton terminou no domingo (25), em Toledo. As disputas da competição organizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBdB) e patrocinada pela Itaipu Binacional, aconteceram durante quatro dias, em sete quadras montadas no Ginásio de Esportes Alcides Pan.

 

Como sede do Campeonato, Toledo participou com a maior delegação. Os 42 atletas, que competiram em seis categorias conquistaram 12 medalhas. “O nível técnico dos jogadores é alto. Essas medalhas são resultado de um trabalho desenvolvido mais intensivamente desde janeiro desse ano. Eles se prepararam para disputar esse campeonato”, afirma o técnico de badminton de Toledo, Valdecir Anacleto.

 

Entre os jogadores do Team Ação Social AABT Toledo Badminton, considerados promessa, está Willian Guimarães. Ele conquistou a medalha de ouro na categoria masculino SUB17. “O nível técnico de todos os jogadores é muito alto. Competi com adversários fortes. É muito gratificante levar a medalha de ouro”, comemora Willian Guimarães.

 

Outro jogador destaque nas quadras foi Rafael de Faria, que conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze. Uma delas, em dupla com o toledano Willian Guimarães. “É o resultado de tudo que trabalhamos com foco e disciplina”, conta orgulhoso Rafael de Faria.

 

De olho na atuação dos atletas, o técnico da seleção brasileira de badminton, o português Marco Vasconcelos, acompanhou os quatro dias de competição em Toledo e se surpreendeu pela alta performance. “A competitividade aqui em quadra foi muito alta. Isso é bom para o Brasil, porque mostra que temos atletas bons se formando no país. Só é ruim para o técnico, que tem muitos jogadores bons para escolher para poucas vagas na seleção”, comenta Vasconcelos.

 

Tabela de resultados

 

Confira abaixo as medalhas conquistadas pelos atletas de Toledo durante a I Etapa do Campeonato Nacional de Badminton:

 

CATEGORIA

ATLETA

MEDALHA

Simples masculino SUB17

William Guimarães

Ouro

Simples masculino SUB19

Vinícius Alecrim

Prata

Dupla feminino SUB13

Natasha Cunha e Flávia Cabral

Prata

Dupla masculino SUB17

Rafael de Faria e William Guimarães

Prata

Dupla mista SUB17

Rafael de Faria e Vitória Brunetti

Prata

Simples masculino

Alisson Vasconcellos

Bronze

Simples masculino SUB17

Rafael de Faria

Bronze

Simples feminino SUB13

Natasha Cunha

Bronze

Simples feminino SUB13

Flávia Cabral

Bronze

Dupla masculino

Alisson Vasconcellos e Mateus Carrijo

Bronze

Dupla masculino SUB11

José Faustino e Gabriel Bottin

Bronze

Dupla mista SUB13

Flávia Cabral e Lucas Macanhã

Bronze

 

Estrutura

Essa é a segunda vez que Toledo sedia uma etapa nacional do campeonato de badminton. A primeira vez foi em 2015. “Recebemos atletas de 17 estados brasileiros, isso não é comum para uma cidade do interior. Em contrapartida, garantimos boa acomodação para as delegações, temos acesso fácil para locais de alimentação, um excelente ginásio para as competições, e ainda temos uma cidade segura para a circulação de todas essas pessoas”, enfatiza o técnico Anacleto.

 

Toledo se tornou referência no badminton após 10 anos de intenso trabalho realizado pelo projeto da Ação Social São Vicente de Paulo (ASSVP), que forma o Team Ação Social AABT Toledo Badminton. A cidade está entre as três melhores do Brasil. “Atletas toledanos disputando campeonatos mundiais e treinando com o técnico da seleção brasileira demonstra que estamos fazendo um trabalho sério e formando jogadores de alto rendimento”, complementa o técnico de Toledo.

 

Competições internacionais

 

Três jogadores de Toledo agora se preparam para competir no Campeonato Mundial de Badminton na cidade de Pune, na Índia, que acontece de 19 a 25 de abril. William Guimarães, Vinícius Alecrim e Rafael de Faria vão fazer as malas junto com o técnico Valdecir Anacleto, para participar dos jogos escolares.

 

“Nunca pensei em atravessar o mundo para participar de uma competição. Precisamos treinar muito forte, ter disciplina e determinação para conquistar algum resultado nessa competição”, revela ansioso o jogador Vinícius Alecrim, que já viajou para o Canadá, Chile, Peru, México e República Dominicana para participar de jogos de badminton. “Esse mundial na Índia reúne os melhores jogadores de badminton do mundo, porque a modalidade é muito forte na Ásia. Lá serão disputas apenas individuais”, explica o técnico.

 

Segundo Valdecir Anacleto os três atletas também já estão garantidos para as disputas do XXVII Pan Am Júnior 2018, que acontece em Salvador entre os dias 18 e 26 de julho.

 

Patrocinadores

A I Etapa do Circuito Nacional de Badminton conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e tem o apoio da Empol Embalagens, Nossa Farma, Bompel, Sportland, FM Pneus e Academia ERA Sadia. Além disso, a competição tem a parceria da Associação dos Amigos de Badminton de Toledo (AABT) e do Projeto Ação Social São Vicente de Paulo (ASSVP).

550x250px
2web banner 550x250px