Interagindo com as políticas e dinâmicas do Sistema Sicoob, por meio de ações conjuntas e integradas com as cooperativas e do engajamento de colaboradores voluntários, o Instituto Sicoob aceitou o desafio de atuar nacionalmente em 2018 com o objetivo de conectar pessoas e convocar as novas gerações a encontrarem no cooperativismo o mundo colaborativo que desejam viver. “Este ano, a instituição se fortalece pelo reconhecimento conferido pelo Sistema Sicoob, que nos honrou com o convite para atuarmos nacionalmente e levar nosso modelo de gestão social a todo o Brasil”, expõe o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Sicoob Filial, Geoge Hiraiwa.
De acordo com o Presidente do Instituto Sicoob matriz, Marco Aurélio Almada, a nacionalização do Instituto inicia uma nova fase que abre importantes discussões voltadas ao Desenvolvimento Sustentável das áreas em que atuam as cooperativas Sicoob. “O Instituto Sicoob tem um valor estratégico enorme para o sistema. Precisamos nos apresentar como verdadeiramente somos: Uma instituição financeira competitiva, mas que compartilha valores com a comunidade que está inserida”, explica Almada.
Fundado em 2004 com o propósito de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o Instituto Sicoob baseia-se em cinco grandes pilares de atuação – fundamentados no quinto princípio do cooperativismo: educação, formação e informação – que orientam e definem as metodologias dos programas e projetos voltados à Educação Cooperativista, Educação Financeira, Educação Ambiental, o Interesse pela Comunidade e Voluntariado. Em 2017, a instituição alcançou a marca de mais de 130 mil pessoas impactadas e 135 municípios atendidos entre os estados do Amapá, Espirito Santo, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rio de Janeiro.
No eixo de Educação Cooperativista, que responde diretamente a essência da missão do Instituto Sicoob, foram mais de 61 mil pessoas sensibilizadas diretamente. Um número 43,5% maior em relação ao ano anterior. Dentro do eixo de Educação Financeira, por meio de programas, como as Palestras e o Se Liga Finanças, mais de 7 mil pessoas foram capacitadas. “O Instituto Sicoob está consolidado e preparado para responder aos desafios dos novos tempos, posicionando a marca Sicoob como uma marca que contribui para uma sociedade mais justa, inclusiva e cooperativa”, avalia Hiraiwa.
EMPREENDEDORISMO
Instituto Sicoob inicia atuação nacional em 2018
Reconhecida pelo Sicoob Confederação, a instituição aceitou o desafio de levar, a todo o Brasil, seu modelo de gestão social.
Mais lidas
- 1Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 2Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 3Paraná investe R$ 3,8 milhões para levar produção de queijos premiados a quatro novas regiões do Estado
- 4Assembleias 2026 da Sicredi Progresso PR/SP iniciam neste mês de fevereiro
- 5Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
Últimas notícias
- 1Situação Financeira do Município é apresentada em Audiência Pública
- 2Confira o que abre e fecha no feriado de Carnaval para as repartições da Prefeitura de Toledo
- 3Ato contra o feminicídio em Toledo relembra morte de Andressa Dani de Souza, nesta sexta
- 4Toledo conquista Selo Ouro do Ministério da Educação
- 5Nelsi Kistemacher Welter coloca nome como pré-candidata a deputada estadual




