No oeste do Paraná, Toledo se consagrou como um polo do Badminton. Com estrutura para a sediação de campeonatos estaduais e nacionais, o município também se destaca na formação de atletas de alto rendimento. O projeto da Ação Social São Vicente de Paulo, que forma o Team Ação Social AABT Toledo Badminton é referência no Estado e está entre os três maiores projetos da modalidade no Brasil. Três dos talentos já revelados – Willian Guimarães, Rafael de Farias e Vinicius Alecrim – conquistaram recentemente vaga entre os cinco representantes do país nos Jogos Escolares Mundiais. Além disso, os pódios na I Etapa do Campeonato Nacional de Badminton, realizado no fim de semana (22 a 25) em Toledo, garantiu a vaga do trio nos campeonatos Sul e Pan-Americano.
De malas quase prontas para Pune, na Índia, onde disputam de 19 a 25 de abril os Jogos Escolares Mundias da Juventude, os meninos de Toledo não deixaram de fazer bonito em casa. Willian Guimarães, da categoria Sub-17, conquistou medalha de ouro na I Etapa do Brasileiro. Para ele, o Badminton deixou de ser um passatempo para se tornar uma profissão. “Faz sete anos que eu faço parte do projeto. Já conquistei muitas coisas, como por exemplo, o título de campeão Pan-Americano no Canadá, meu prêmio mais importante, mas agora estou em busca de novos títulos”.
Na mesma categoria, Rafael Faria, foi o toledano que mais conquistou medalhas na competição disputada em casa. Foram duas medalhas de prata e uma de bronze. Entre os títulos que ele carrega, está o de campeão Sul-Americano na categoria Dupla Masculina com Willian Guimarães. “O Badminton é tudo para mim. Espero levar e fazer Toledo ser bem mais reconhecida em todos as competições que eu disputar”, conta Faria, que já participou de torneios no Chile, Peru e Canadá.
Vinícius Alecrim, da categoria Sub 19 recebeu a medalha de prata na I Etapa do Campeonato Brasileiro. Ele treina desde os 9 anos de idade e afirma que para garantir bons resultados nas competições é preciso traçar objetivos e lutar por eles. “O badminton não ensina apenas a ser um bom jogador, mas também a ter disciplina e responsabilidade”. O sonho do jovem que logo mais vai passar para a categoria principal é participar do Pan-Americano no Peru em 2019 e das Olimpíadas de 2024.
Já Alisson Vasconcelos, atleta adulto da equipe de Toledo, conquistou medalha de bronze no Brasileiro. Ele representou a seleção brasileira nos Jogos Mundiais Universitários na China em 2017, além de já ter conquistado títulos de campeão e vice-campeão em torneios estaduais, nacionais e internacionais. O plano dele agora é terminar o curso de educação física e se classificar para os Campeonatos Sul e Pan-Americano. “Eu participo da AABT desde o início, quando o projeto nasceu em 2007. Badminton já está no meu sangue e eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa família e ajudar tantas outras crianças que têm os mesmos sonhos que eu”.
O coordenador e técnico da AABT, Valdecir Anacleto, também convocado para os Jogos Escolares Mundiais é só alegria. “É muito bom poder fazer parte da vida desses meninos. Desde o início a gente acompanhou a evolução de cada um e é gratificante ver o quão longe eles chegaram e o tanto que eles ainda têm para trilhar e conquistar. É motivo de orgulho vê-los disputando torneios nacionais e internacionais, e deixando a marca de Toledo aonde quer que eles passem”, finaliza.