Se o mato fechado e as condições adversas da época não impediram que os pioneiros colonizassem Toledo, não seria uma simples chuvinha que impediria o 31º Encontro dos Pioneiros do município de acontecer. Cerca de 850 pioneiros e familiares participaram do almoço oferecido pelo Município, por meio da Secretaria de Cultura. A festa aconteceu nesta terça-feira (27) no Recanto Verde, na Vila Industrial, próximo ao Parque do Povo.
Foram convidadas as famílias pioneiras que chegaram a Toledo no período de 1946 (data da fundação da cidade) a 1954 e que estão cadastradas no Museu. O evento contou com a participação do prefeito, vice, vereadores e servidores das secretarias envolvidas na organização. Somados aos contratados pelo buffet, cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização.
A organizadora do evento, Magda Ritter, disse que há quase três meses as equipes se dedicam nos preparativos para que esta justa homenagem aos pioneiros acontecesse da melhor forma. Com a saída do vice-prefeito Tita Furlan do comando da Secretaria de Cultura, ela assume essa função a partir de agora.
“Alguns convidados não vieram em virtude do tempo e também tivemos a notícia de que um dos pioneiros, Santo Rossoni, faleceu nesta segunda-feira (26). Com isso algumas famílias ligadas a ele acabaram deixando de vir. Mas a maioria dos convidados compareceram. O trabalho realizado pela equipe do Museu Willy Barth para que os convites chegassem até os pioneiros e familiares para não deixar ninguém de fora foi realizado e o evento mais uma vez foi um sucesso”, avaliou Magda.
O prefeito Lucio de Marchi agradeceu a todos os pioneiros e familiares presentes. Aproveitou para exaltar o empenho de todos os prefeitos que administraram o município. “Cada um ao seu tempo fez o possível para o desenvolvimento de Toledo. Os pioneiros deixaram aqui uma história de sucesso para o progresso de nossa cidade. Alguns já partiram, mas deixaram seus familiares, a quem hoje prestamos nossas homenagens”, exaltou.
Atividades
Na programação: recepção, roda de chimarrão, momento de ação e bênçãos, almoço, e matinê para animar o público. Também puderam aproveitar os espaços para fazer aquele registro fotográfico. O encontro realizado anualmente tem como objetivo proporcionar o reencontro dos colonizadores do município. Também é uma forma de valorizar com quem tanto contribuiu para a formação da cidade.
Participação
O pioneiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Delvo Baldin, disponibilizou a foto em que mostra sua participação já no primeiro Encontro dos Pioneiros, que aconteceu em 1987 no Clube do Comércio de Toledo. Na foto estão Reynilda e Alberto Philippsen, Alvarino Ceolato, Delvo e Florindo Baldin. “Dos quais só resta eu. Os demais faleceram”, lamenta Delvo.
Ao ser questionado o que mudou de lá pra cá de forma sentimental ele responde: “É algo que me arrepia. Hoje eu olho ao redor e percebo que muitos dos meus amigos não estão mais aqui, nem meu pai, nem pessoas que a gente conheceu e sempre confraternizava nos encontros. Muita saudade desses momentos felizes”, relatou com nostalgia.
CULTURA
Mesmo com chuva, 31º Encontro dos Pioneiros é um sucesso
A festa aconteceu nesta terça-feira (27) no Recanto Verde, na Vila Industrial, próximo ao Parque do Povo.
Últimas notícias
- 1Conexão Empresarial 2025 encerra programação com palestra de Kaká Diniz
- 235 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro
- 3Tênis de mesa de Toledo conquista 11 medalhas no Paranaense, em Curitiba
- 4Festival Farroupilha tem noite de decisões nesta sexta-feira (19)
- 5Com aumento de 8,7% na pecuária, Paraná tem 9 cidades entre as maiores produtoras do Brasil