A 2ª edição do Encontro das Mulheres em Toledo aconteceu, na quarta-feira (28), na Universidade Paranaense (Unipar), campus I. O objetivo é proporcionar capacitação para as servidores públicos, sejam médicas, assistentes sociais, psicólogas e outras que fazem parte dos 18 municípios da 20ª Regional da Saúde e acadêmicas. O curso está dividido em dez módulos, com duração de quatro horas, acontecendo uma vez ao mês. A programação segue até dezembro.
O tema abordado neste encontro foi ‘Mulheres que Podem’, ministrada pela professora Camila Malizzoto. Ela discutiu sobre direitos humanos, Lei Maria da Penha e outras questões do campo jurídico.
De acordo com a psicóloga do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Maiara Nardi, é essencial oferecer essa capacitação para as servidores. “Essas profissionais em algum momento irão lidar com mulheres que sofreram algum tipo de violência e saber como abordar essa questão que é tão delicada exige muito cuidado”.
Maira reforça que através desse curso o atendimento ficará mais rápido. “Através disso, a vítima não precisará se deslocar para quatro ou cinco locais, contanto a história para diversas pessoas e se expondo mais ainda”.
A psicóloga ainda reforça que “esses servidores e futuros profissionais lidam ou irão enfrentar diariamente pessoas que sofreram alguma violência e até por questões culturais temos ainda imposto na sociedade o preconceito. Em que a vítima tem medo ou vergonha de falar. Por isso, buscamos profissionalizar e preparar para que os servidores se tornem mais flexíveis para abordar a temática”.
SAÚDE
20ª regional de saúde realiza 2º Encontro das Mulheres
A programação segue até dezembro.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade