Img 3650

EMPREENDEDORISMO

Incubadora do Tecpar seleciona 32 novas empresas inovadoras

As regras para o mais novo processo seletivo já estão disponíveis no último edital da incubadora.

03/04/2018 - 16:34


A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com 32 vagas abertas para empresas inovadoras que buscam o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver seus negócios. As regras para o mais novo processo seletivo já estão disponíveis no último edital da incubadora.
Neste ano, estão sendo ofertadas 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. As vagas estão divididas nas duas unidades da Intec, em Curitiba (20 vagas) e em Jacarezinho (12 vagas).
Para participar do processo seletivo, o empreendedor deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. “O documento deve levar em conta o desempenho da empresa em um período de dois anos, com informações como descrição das atividades e da concorrência”, exemplifica Gilberto Passos Lima, gerente do setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar.
O projeto deve conter três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos), base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento) e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).
Incubação Verde
Outra modalidade de incubação é o programa Incubação Verde, que busca acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes – o programa é executado entre o Tecpar e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
A parceria oferece apoio ao desenvolvimento e na criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis, além de ofertar infraestrutura inicial para esses projetos e sensibilização de empreendedores e empresários quanto ao tema da sustentabilidade.
Custos
O valor mensal a ser pago pela empresa incubada depende do modelo de incubação e da etapa do processo de incubação em que a empresa se encontra. A incubada residente, por exemplo, ao usar espaços exclusivos da Intec, tem o custo mensal de R$ 24 por metro quadrado utilizado, durante a fase de implantação da empresa.
Já a incubada não residente pagará mensalmente o valor-base de R$ 468,60, neste primento momento. “Como forma de incentivo aos novos negócios, a Intec oferece, durante o período de implantação, um desconto de 70% no valor da mensalidade”, ressalta Lima.
Etapas
Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora).
A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.
Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.
Intec
Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. Atualmente, seis empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, Neurocel e Toys for Boys – Chemistry Automotive.

Sem nome %281144 x 250 px%29