A Praça Willy Barth de Toledo recebe neste sábado (7) a Feira do Artesanato, das 9h até às 17h. A Feira é organizada pela Secretaria de Cultura. O público que for ao local poderá comprar chaveiros, enfeites de cuia, artesanatos em madeira, pintura em tecido, guirlandas, entre outros produtos.
Conforme a secretária de Cultura Magda Ritter, 25 artesãs que possuem o cadastro estão aptos participar da Feira. A Secretaria buscou o auxílio dos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Fundação Assis Gurgaz (FAG) para aprimorar o trabalho da Feira. “Nosso intuito é fomentar a economia local, dando espaço para que nossos empreendedores criativos (artesãos) divulguem e comercializem seus produtos”, ressalta Magda.
A ideia é deixar a estrutura da feira cada vez mais apropriada e atraente para a comercialização dos produtos, acrescenta a secretária. “A Secretaria da Cultura está trabalhando na elaboração do Plano Decenal da Cultura, com isso passa a promover seus artistas, nas mais distintas formas de artes realizadas, entre elas a Feira de Artesanatos”.
Ela detalha que entre os objetivos do Plano estão o fomento e incremento dos ciclos produtivos do artesanato local, a qualificação dos profissionais da área de artesanato em todas as etapas dos ciclos produtivos, a promoção e divulgação do artesanato como expressão da diversidade cultural, bem como a melhoria dos processos de distribuição e comercialização.