1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Sede própria da Cooperativa Mirim da Escola Osvaldo Cruz é inaugurada

Atualmente a cooperativa mirim conta com 75 associados ativos tanto da Escola Municipal Osvaldo Cruz, como os estudantes do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt.

09/04/2018 - 16:03


Fortalecer os valores do cooperativismo que tem como objetivo uma atividade comum, trabalhada de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros. Visando isso, foi iniciada em 2016 na Escola Municipal Osvaldo Cruz de Vila Nova, uma cooperativa mirim, cujo foco era envolver as crianças e os pais nas ações. Por isso, a manhã desta sexta-feira (06) foi um momento de grande importância a todos os envolvidos, pois foi inaugurada a sede própria da Cooperativa que atualmente é a maior do Brasil, com 75 associados ativos tanto da Escola Municipal Osvaldo Cruz, como os estudantes do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt.

A professora orientadora, Loni Dupont comenta como foi a trajetória para se conseguir essa sede. “Nós tínhamos um espaço em uma casa antiga, onde era também o espaço para guardar os materiais da horta, ou quando havia uma sala disponível realizamos os encontros lá. Por essa razão o  pai de uma das associadas, o senhor Alencar Richter percebeu as dificuldades que enfrentávamos, conversou comigo em dezembro do ano passado e propôs construir uma sede própria”.

“Hoje a nossa sede está com 70 metros quadrados, toda reformulada. Um espaço que ficou muito melhor do que sonhávamos. Sendo que tudo foi feito no espírito de cooperativo, em que vários pais, a partir do exemplo do senhor Alencar,  ajudaram voluntariamente para deixar esse espaço lindo. Eu estou muito grata todos que se sensibilizaram e ajudaram”, diz emocionada a professora Loni Dupont.

Loni explica que as ações envolvidas na cooperativa são divididas em formações, em que é trabalhado os vários valores do cooperativismo, por meio de um conjunto de contéudo. “Os encontros acontecem duas vezes por semana, nas segundas e sextas-feiras em que é repassado o conhecimento por meio de oficinas, a confecção de bolachas, reciclagem de papéis, lixeirinhos para os carros e difusores de ambiente”.

Alencar Richter que é um dos pais precursor em dar essa sede para as crianças, expressa com lágrimas nos olhos: “E uma emoção que não se descreve, o coração bate mais forte. Sendo um sonho que se transformou em realidade, pois eu penso quando o conhecimento é compartilhado, se ensina com amor, fazendo crescer os sonhos que devem ser transformados em realidade”.

“Quero agradecer a todos os pais que ajudaram direta ou indiretamente em deixar esse espaço lindo para os alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz e do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt”,  reconhece Alencar.

Luana Kolberg que é a presidente da Cooperativa Mirim destaca: “Antes o espaço era bem pequeno, o que dificultava e agora saber que temos uma sede própria, é muito gratificante e nos trazer alegria e ânimo para continuarmos as ações da cooperativa”. 

A diretora da Escola Municipal Osvaldo Cruz, Lourdes Terezinha Binsfeld expõe. “Para nós está sendo muito importante esse incentivo a mais para os alunos continuarem participando, porque percebemos como a cooperativa mudou as atitudes dos estudantes. Sem contar que assim estamos preparando líderes que trabalhem com o cooperativo e que se preocupem com o próximo”.

Por fim a aluna Daniella Lui de 10 anos que participa da cooperativa desde o início, relata. “É muito legal participar das atividades, um ajuda o outro e assim todo mundo fica feliz, porque quando se faz o bem para o próximo, você se sente bem”.

Sem nome %281144 x 250 px%29