1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Festival Gospel começa nesta sexta

Vem de Deus a inspiração da música Gospel, palavra inglesa que significa evangelho. Em Toledo, há cinco edições realiza-se festival destinado a este gênero musical. Entretanto, o evento deste ano extrapolou os limites da cidade e tornou-se regional. Dos 85 inscritos, foram pré-selecionados 54 para concorrer em três categorias (profissional, adulto e juvenil). A qualidade dos intérpretes, que soltarão a voz de sexta a domingo (17 a 19 de junho), tornará complicada a escolha dos vencedores pelo júri. Agora, mais do que os troféus e dos prêmios em dinheiro, os candidatos sobem ao palco do Teatro Municipal de Toledo para exibir o talento e orar através das canções.

16/06/2011 - 15:17


Segundo a servidora da Secretaria de Cultura, Neusa Federhen, o público apreciará cantores que se entregam de corpo e alma às apresentações. “A   gente percebe, nos ensaios acompanhados pela Banda Savana, uma entrega, uma presença espiritual. Apesar de ser uma competição, há um clima de paz”, avalia Federhen, que pertence à comissão organizadora do 5º Festival de Música Gospel. “Há candidatos de Marechal Rondon, Cascavel, Maripá, etc. Esse é o primeiro de caráter regional. A vitória não é o mais importante. Muitos comentam: se eu ganhar, louvado seja Deus”.

 
Apesar de envolver pessoas de várias denominações religiosas, o respeito impera entre os candidatos. “Há um ambiente harmônico”, define Rodrigo Fernando Iladim, músico de 25 anos e membro da Igreja Batista Renovada. “É um evento que realmente valoriza a cultura e que dá visibilidade à região. Muitas cidades grandes não conseguem organizar um festival como esse”, acredita Rodrigo. Mesma opinião tem Ralcione Rodrigues, que destaca o crescimento da música Gospel. “É um fenômeno mundial. No Brasil, evidencia-se o sucesso dos padres cantores”, enfatiza o cantor católico, lembrando o excelente nível das músicas cantadas. “Existe muita gente cantando bem. O nível musical é coisa de outro mundo. As pessoas devem prestigiar, porque onde há música há alegria e quem não sabe rezar pode cantar junto com a gente, porque Deus vai ouvir”.
 
Os candidatos serão avaliados por critérios como afinação, dicção, ritmo e presença de palco. Apesar de mantidos em sigilo os nomes dos cinco integrantes do júri, esta reportagem relata a expectativa de um dos jurados sobre o evento. “Venho de outra formação musical e aceitei essa missão por se tratar de uma experiência diferente. Acredito que por desconhecer as músicas que serão interpretadas, serei mais neutro, sem uma referência fechada da execução original, concentrando-me nos quesitos musicais. Meu ouvido terá que partir do zero”.
 
As apresentações do 5º Festival da Música Gospel começam a partir das 20 horas desta sexta-feira. Os ingressos custam R$ 5,00 e comprados de forma antecipada saem por apenas RS 3,00. Outras informações na Casa da Cultura pelos telefones: (45) 3378-4548 e 3252-2833.

Da assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29