No próximo dia 15 o projeto Aprendendo a Conviver, mantido por professores do Setor de Educação da UFPR, fará uma roda de conversa com a professora Kendra Thomas, da University of Indianapolis e especialista em psicologia da educação. Ela atua como consultora técnica do projeto, que sensibiliza mais de 110 escolas da Região Metropolitana de Curitiba no desafio de melhorar a convivência e enfrentar o bullying e a violência no ambiente escolar.
O evento será no Campus Reitoria, em Curitiba, e tem como público alvo profissionais da educação, mas será aberto à comunidade em geral.
A temática da conversa terá como foco temas de estudo de Kendra, que se dedica a entender como conceitos sobre justiça e organização no mundo se formam na mentalidade de alunos e professores, tendo em vista que essas concepções influem no bem-estar psicológico. Fluente em português, a pesquisadora responderá também a perguntas da plateia.
Segundo o coordenador do projeto, professor Josafá Moreira da Cunha, o assunto está relacionado a um dos aspectos do projeto, que é a procura por compreender o ambiente escolar. Outros objetivos do Aprendendo a Conviver é apoiar o desenvolvimento de ações de prevenção ao bullying nas escolas. O projeto é ligado ao grupo de pesquisa Interagir e atua em três frentes: pesquisa, ensino e extensão.
Cunha destaca ainda que proporcionar formação continuada em Direitos Humanos a educadores é uma das metas das universidades dentro do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, do governo federal, ao qual a UFPR aderiu em 2016 (saiba mais sobre isso aqui).