Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Gripe: Dia D terá todas Unidades de Saúde abertas neste sábado

Este ano, a meta da ação é vacinar 33 mil pessoas do público alvo.

11/05/2018 - 17:26


No sábado (12), dia ‘D’ da Campanha de Vacina Contra a Influenza (Gripe) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município na área central estarão fazendo a vacina das 8h às 17h, exceto no interior que terão o horário diferenciado. Basta a pessoa levar a carteirinha de vacinação. Este ano, a meta da ação é vacinar 33 mil pessoas do público alvo.

Nas UBSs de São Luiz do Oeste, Boa Vista, Novo Sobradinho, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Dez de Maio, Concórdia do Oeste o atendimento ao público neste dia terá horário diferenciado sendo das 8h ás 13h.

Nas UBSs da Vila Nova, Novo Sarandi, São Francisco, Panorama, Pancera, Centro De Saúde, Europa, Santa Clara IV, Maracanã, Coopagro Porto Alegre, Cosmos, Concórdia, o horário de atendimento será das 8h ás 17h de forma ininterrupta.

A Vigilância Epidemiológica de Toledo divulgou nesta quinta-feira (10) o balanço parcial dos grupos prioritários que foram vacinados desde o início da campanha. Ao todo, 13.969 doses foram aplicadas, o que corresponde a 24% crianças vacinadas trabalhadores de saúde 58%, gestantes 33%, puerperas 26%, idosos 58% e professores 32%. “O índice ainda é baixo por estarmos em duas semanas de campanha. Mas esse número deve aumentar significativamente com o Dia D”, comenta a enfermeira Cleonice Sarturi.

A indicação da profissional é que o público busque a vacina o mais cedo possível. “O ideal é que as pessoas procurem-se vacinar, pois temos muita gente gripada e internada por conta da gripe. A previsão é de frio nas próximas semanas lembrando que o vírus se propaga com muita facilidade nesse clima. O dia D é ideal para quem não tem tempo de se vacinar durante a semana”.

Quem precisa vacinar

Devem se vacinar crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas que devem apresentar receituário médico com justificativa.

Quais são os sintomas da gripe?

Febre, tosse, mal-estar, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios.

2web banner 550x250px
Casa de noticias 550x250p